Nuno Álvares Pereira em Banda Desenhada

Local: Casa da Cultura da Sertã  |  Cidade: Sertã
Todas as datas
  • De sábado, 1 de julho de 2017 a segunda, 31 de julho de 2017

De 1 a 31 de julho, a Casa da Cultura da Sertã, terá patente a exposição "Nuno Álvares Pereira em Banda Desenhada". Integrada na sexta edição da Maratona de Leitura – 24 horas a ler, que este ano é dedicada a Nuno Álvares Pereira, a exposição é composta por diversas tiras de banda desenhada editadas a partir de 1950.

A figura de Nuno Álvares Pereira e a Batalha de Aljubarrota mereceram, ao longo dos anos, a atenção de diversos autores, pelo valor histórico que representam para o país e para a identidade nacional.

A exposição "Nuno Álvares Pereira em Banda Desenhada" é uma exposição itinerante da Câmara Municipal da Sertã que poderá ser apreciada na Casa da Cultura da Sertã, durante o mês de julho, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30m e aos sábados, das 9h30m às 13h e das 14h às 17h30m. A entrada é livre.

Figura indelével da História de Portugal, Nuno Álvares Pereira nasceu em 1360, nos Paços do Bonjardim, em Cernache do Bonjardim, Concelho da Sertã. Filho de D. Álvaro Gonçalves Pereira e Iria Gonçalves, Nuno Álvares Pereira foi nobre, guerreiro e carmelita e apoiou as pretensões de D. João Mestre de Avis (D. João I) à coroa, tendo desempenhado um papel decisivo durante a crise de 1383-1385: as vitórias nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde garantiram a consolidação da independência portuguesa face ao reino de Castela.

Após o falecimento de sua esposa, Nuno Álvares Pereira ingressou na Ordem dos Carmelitas em 1423, no Convento do Carmo que mandara construir em Lisboa, para cumprir um voto. Tomou o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Faleceu a 1 de novembro de 1431. Foi beatificado em 1918 pelo Papa Bento XV e canonizado a 26 de abril de 2009 como São Nuno de Santa Maria pelo Papa Bento XVI, em Roma.

Alameda Carvalha, 6100 Sertã, Portugal

Mapa