Histórias e Estórias do Folclore do Concelho da Sertã

Local: Casa da Cultura da Sertã
Todas as datas
  • De sexta, 1 de setembro de 2017 a sábado, 30 de setembro de 2017
    segunda, terça, quarta, quinta, sexta & sábado

No mês de Setembro, a Casa da Cultura da Sertã terá patente a exposição "História e estórias do Folclore do Concelho da Sertã " e será palco de atuações dos ranchos folclóricos do Concelho.

Na exposição estão retratadas as décadas da história, incluindo estórias e vivências, dos três ranchos folclóricos do Concelho da Sertã que se mantêm em atividade: Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno (fundado a 04/06/1956), Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim (fundado a 13/10/1983) e Rancho Folclórico e Recreativo do Clube do Bonjardim (fundada 10/10/1990).

A exposição é complementada aos fins de semana com atuações das três colectividades na Casa da Cultura da Sertã:
- 3 de setembro - 17 horas – Rancho Folclórico e Recreativo do Clube do Bonjardim;
- 10 de setembro – 17 horas – Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim;
- 24 de setembro - 15h30m – Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno.

A criação de ranchos folclóricos teve origens no final do século XIX. No Concelho da Sertã, o primeiro rancho folclórico terá surgido em Cernache do Bonjardim, em 1890, com o objetivo de atuar na festa de inauguração da nova sede do Clube Bonjardim. Naquela época, um pouco por todo o país, o surgimento de ranchos folclóricos estava ligado a eventos marcantes da vida concelhia. Neste contexto terá surgido, em 1924, o Rancho de Tricanas por ocasião da inauguração da iluminação eléctrica da Vila da Sertã. Em 1937, o Rancho da Azeitona levou o nome da Sertã ao XI Aniversário da Revolução Nacional. Em 1940, surgiu o Núcleo de Cantos Populares do Outeiro da Lagoa e dos Calvos, tendo uma das suas atuações do tema "O Enleio" sido gravada pela Emissora Nacional. Em 1947, em Casal da Madalena (Cernache do Bonjardim) surgiu um grupo folclórico que teve uma existência irregular ao longo dos anos, tendo regressado em 2006 com a Associação de Tambores de Casal da Madalena. Em 1951 surgiu o Rancho da Sertã que atuou apenas nas Festas dos Bombeiros da Sertã. Em 1956 é constituído oficialmente o Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, por iniciativa da União dos Amigos de Pedrógão Pequeno, que realizou diversas atuações pelo país, algumas gravadas pelo Rádio Clube Português e pela Rádio Televisão Portuguesa. Surgiram novos ranchos por ocasião de festas de inauguração de obras: Rancho Folclórico da Maljoga, em 1961, e Rancho Folclórico dos Casais Unidos, em 1964.
Na década de 80, o Concelho da Sertã assistiu ao surgimento de diversos grupos folclóricos: Rancho Folclórico do Sambado ("Lírios do Zêzere"), Rancho Folclórico de Santo António do Marmeleiro, Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Cernache do Bonjardim e o Rancho Folclórico Infantil da Macieira, que mais tarde deu origem ao Rancho Folclórico Danças e Cantares da Macieira. Na década de 90, surgiram novos grupos como foi o caso do Rancho Folclórico "Os Amigos de Alcobia" e o Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim. (fonte: "História da Sertã", de Rui Pedro Lopes)

A maioria dos grupos não resistiu, estando actualmente em atividade os três ranchos que são retratados na exposição.

A exposição, promovida pela Câmara Municipal da Sertã, estará patente na Casa da Cultura da Sertã de 1 a 30 de setembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30m e aos sábados, das 9h30m às 13h e das 14h às 17h30m. A entrada é livre.