Caracterização geográfica

O Concelho da Sertã situa-se num vale xistoso, numa área florestal com predominância de pinheiro bravo, eucalipto e oliveira, possuindo uma área de 446,7 km2 e situação na sub-região do Médio Tejo (NUTS III), integrada na região Centro (NUTS II). A sede de concelho é banhada por duas ribeiras, a Ribeira da Sertã (Ribeira Grande) e a Ribeira do Amioso (Ribeira Pequena). A delimitação do território a oeste pelo rio Zêzere contribui para a extensa mancha de água deste município, que totaliza 15.880 sertaginenses em dez freguesias.
A nível territorial confina com Pampilhosa da Serra a norte, Oleiros a nordeste e este, Proença-a-Nova a sudeste, Vila de Rei e Mação a sul, Ferreira do Zêzere a sudoeste, Figueiró dos Vinhos a oeste e Pedrógão Grande a noroeste.
A vila da Sertã é a sede do município, composto pelas freguesias de Cabeçudo, Carvalhal, Castelo, Pedrógão Pequeno (vila), Sertã (vila), Troviscal, União das Freguesias de Cernache do Bonjardim (vila), Nesperal e Palhais, União das Freguesias de Cumeada e Marmeleiro, União das Freguesias de Ermida e Figueiredo e, por fim, Várzea dos Cavaleiros.
  O concelho apresenta valores populacionais elevados na faixa etária dos 25 aos 64 anos, com exceção da União das Freguesias de Cumeada e Marmeleiro, onde a maioria dos habitantes tem idade igual ou superior a 65 anos.
As áreas geográficas das dez freguesias situam-se entre os cerca de 100 km2 da União das Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais e os quase 10 km2 do Carvalhal. Os valores populacionais colocam em extremos opostos as freguesias de Sertã, que ronda os 6.200 habitantes, e a União das Freguesias de Ermida e Figueiredo, com um número 14,5 vezes menor. Esta última freguesia destaca-se, igualmente, pela baixa densidade demográfica (10 hab/km2) e contrasta com a de Cabeçudo, que supera os 95 habitantes por km2.