Município destacou (Des)Igualdade de Género na Comunicação

Sld-DiaMulher   A Câmara Municipal da Sertã comemorou o Dia Internacional da Mulher no passado dia 8 de março, abordando a "(Des)Igualdade de Género na Comunicação", na Casa da Cultura da Sertã, num painel que contou com a participação das jornalistas Dulce Salzedas (SIC), Isabel Gaspar Dias (Antena 1) e Berta de Freitas (RTP) e com a moderação a cargo de Cláudia André, Vereadora da Câmara Municipal da Sertã.

Na sessão de abertura que antecedeu o painel, José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu que a comemoração daquela efeméride pretende "trazer a debate problemas e assuntos que permitam melhorar a condição da Mulher nos nossos dias e valorizar o seu papel na nossa sociedade. A árdua acumulação de tarefas afeta a mulher com regular atividade profissional, que sendo mãe, é muitas vezes impelida a interromper ou adiar a sua carreira sem que por essa via tenha optado, o que para além de evidentes prejuízos pessoais, redunda em evidentes e previsíveis custos sociais. O papel da mulher entre nós não está por ora, devidamente avaliado. As sociedades nórdicas encaram estes problemas com mais realismo. Quer a nível legislativo, quer em níveis mais pragmáticos."

Após a sessão de abertura, teve início o painel, no qual as jornalistas intervenientes contaram diversas situações, vividas em contexto profissional nomeadamente em reportagens realizadas em navios no mar alto, sendo as únicas mulheres a bordo, ou em cenários de guerra em países em que as mulheres não têm os mesmos direitos. Referiram que no passado, em determinadas situações, o facto de ser Mulher condicionou o acesso a informações ou locais. Atualmente essa desigualdade não está tão patente, embora existam poucas mulheres nos cargos de chefia/administração dos órgãos de comunicação social em Portugal. Por outro lado, as mulheres estão em maior número nas chefias intermédias nas redacções.

Relativamente à comemoração da efeméride, todas concordaram que já não deveria fazer sentido, mas dado o contexto actual de diferenças de tratamento, ainda faz sentido chamar a atenção para a desigualdade de género. Um dos temas debatidos foi a questão das quotas e da lei da paridade que, na opinião das entrevistadas, não deveria ser imposto, deveria ser algo natural e conquistado, no entanto, a mudança de mentalidades demora décadas, apesar de se registarem melhorias nesse sentido.

Após a conversa em ambiente de amena cavaqueira, a plateia, composta na sua maioria por alunos atentos ao painel, mostrou-se bastante ativa na colocação de perguntas às jornalistas. Seguiu-se a homenagem às Mulheres do Concelho ligadas à Comunicação: Berta Freitas e Isabel Gaspar, ambas com raízes na Sertã, Eduarda Martins, administradora e editora do Jornal "A Comarca da Sertã", Marisa Ribeiro, do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Sertã, Dulce Cardoso, Jornalista da Rádio Condestável, Fernanda Branco e Maria do Rosário Reis, animadoras e locutoras da Rádio Condestável.

A finalizar a comemoração, decorreu uma sessão de Ioga do Riso, dinamizada pela Escola do Riso de Coimbra, que com recursos a diversos exercícios de relaxamento colocou a plateia a interagir e a rir. Ao longo do dia, foi decorado pelos alunos do Concelho da Sertã o "Mural da Mulher" no muro situado entre a Casa da Música da FUS e o Convento de Santo António, na Sertã.