Sertã esteve presente na BTL

Slid-not-btl-17   De 15 a 19 de março, o Concelho da Sertã esteve representado na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu na FIL – Feira Internacional de Lisboa. Integrado no stand do Turismo do Centro de Portugal, onde estavam presentes as comunidades intermunicipais que compõem aquela região, o Concelho da Sertã levou até àquele certame a gastronomia sertaginense, apresentando o Festival de Gastronomia do Maranho que se realiza de 13 a 16 de julho.

No primeiro dia do certame, 15 de março, Cláudia André, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Sertã, apresentou o Maranho como sendo o melhor prato tradicional. Esta iguaria do Concelho da Sertã é um "prato que se estranha mas depois se entranha, tem um sabor único, porque tem uma junção de ingredientes única e rara, entre as carnes de caprino com a hortelã que lhe confere o sabor genuíno". Depois da apresentação do festival, seguiu-se a degustação de Maranho e de outras iguarias tradicionais do Concelho da Sertã: sopa de peixe, bucho recheado e cartuchinhos de Cernache do Bonjardim.

No segundo dia do certame, 16 de março, no stand de Porto e Norte, teve lugar a apresentação da Rota da Nacional 2 por Luís Reguengo Machado, Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião e Presidente da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2. A EN2 cruza 32 concelhos, incluindo Sertã, e a associação "veio criar uma aldeia de vizinhança que nesta altura tem 681 mil habitantes". "É a maior aldeia de Portugal", foi assim apelidada por Luís Machado. Trata-se de um projecto único na Europa, tendo apenas duas congéneres: Ruta 40 na Argentina e a Route 66 nos Estados Unidos da América. Atravessa Portugal de Norte a Sul, de Chaves a Faro, com uma extensão total 739,260km. Estão previstas medidas que visam tornar aquela estrada mais segura, mais cómoda e mais bem sinalizada. Na calha está o lançamento de um passaporte que poderá ser carimbado em cada um dos municípios, assim como a publicação de folhetos turísticos.

A localização do Concelho da Sertã é estratégica, como referiu José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã: "é a questão da centralidade que o concelho tem que aproveitar, num projecto que futuramente dará os seus frutos".

No último dia do certame, 19 de março, a atuação do Grupo Instrumental do CCD Sertã marcou o encerramento da participação do concelho da Sertã nesta edição da BTL.