Dia Mundial da Árvore foi assinalado

slid-dia-arvore   A 21 de março, a Câmara Municipal da Sertã comemorou o Dia Mundial da Árvore com uma atividade intergeracional que teve como palco a Praia Fluvial do Troviscal.

Promovida com a Academia Sénior da Sertã e o CCD, em parceria com o Centro de Assistência Social da Freguesia do Troviscal, Balcão Sertã 3G e Agrupamento de Escolas da Sertã, a comemoração daquela efeméride contemplou a plantação de árvores (carvalhos americanos e freixos), no espaço de lazer daquela praia fluvial, confecção de pão em forno tradicional e almoço convívio.

Foram entregues às crianças pequenos medronheiros, para que possam plantá-los e cuidá-los em suas casas, de modo a fazer perdurar o significado do Dia Mundial da Floresta.

A iniciativa contou com a presença de José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Rogério Fernandes, Vice-Presidente, Cláudia André, Vereadora da Ação Social, Manuel Figueiredo, Presidente de Junta de Freguesia do Troviscal, Flaviano Dias, Presidente da Direção do Centro de Assistência da Freguesia do Troviscal, Carlos Miguel, Presidente da Direcção do CCD Sertã, Isabel Dias e Cátia Ferreira do Balcão Sertã 3g, alunos e professoras do jardim de infância e escola do primeiro ciclo do ensino básico do Troviscal e alunos e professores da Academia Sénior da Sertã.

Durante a atividade e dado que 21 de março é também Dia Mundial da Poesia, uma aluna da Academia Sénior da Sertã, Leonor Loureiro, recitou alguns poemas dedicados ao Dia Mundial da Árvore, incluindo um poema da sua autoria intitulado "Medronho":

"Está a serra salpicada,
De belos tons multicolores!
Há frutos e brancas flores
A despontar no Outono,
E minh'alma extasiada,
De magia, cor e sonho,
Por ver esta revoada,
De colorido Medronho!"

A 29 de março, a Câmara Municipal da Sertã e a Junta Freguesia de Pedrógão Pequeno realizaram uma ação de plantação de oito árvores (três bétulas e cinco liquidâmbares) no Parque de Merendas no Bairro do Cabril com o objectivo de remodelar o espaço e também de alertar e envolver os mais novos na conservação do património florestal. Esta acção foi realizada com as crianças da Escola do 1º Ciclo de Pedrógão Pequeno, professoras e auxiliares.