Maratona pôs o Concelho a ler

Sld maratonaleitura2017   Entre as 10 horas do dia 1 de julho e as 10 horas do dia 2 de julho, a Maratona da Leitura pôs o Concelho da Sertã a ler. Durante as 24 horas da iniciativa, nos diversos palcos da maratona e nas 50 atividades fora de portas que decorreram em simultâneo, registou-se a presença de 2 023 pessoas.

A Maratona da Leitura decorreu em três palcos principais: Seminário das Missões (Cernache do Bonjardim), Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e Castelo da Sertã.

Decorreram variadíssimas atividades em simultâneo, muitas delas em locais de rara beleza no concelho da Sertã, destacando-se o passeio de barco no Rio Zêzere a partir da Várzea de Pedro Mouro, na presença dos escritores João Ricardo Pedro e Vergílio Alberto Vieira, e o encontro com o escritor Valter Hugo Mãe na Ponte da Tamolha.

Pela primeira vez a Maratona de Leitura acolheu o lançamento de um livro: uma obra alusiva a Nuno Álvares Pereira (tema da maratona), com a chancela da Caleidoscópio, intitulado "Nuno Álvares Pereira: textos inéditos de Aires A. Nacimento, Jaime Nogueira Pinto, Joana Lopes, Miguel-Manso, Ricardo Belo de Morais, Rui Pedro Lopes e Vergílio Alberto Vieira". A sessão decorreu no claustro do Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim, apresentada por Elsa Ligeiro (Alma Azul).

O momento alto, dedicado a Nuno Álvares Pereira, decorreu na capela do Convento da Sertã Hotel, na presença de Aires A. do Nascimento e Jaime Nogueira Pinto, dois biógrafos de Nuno Álvares Pereira, com a moderação de José Eduardo Franco.

O palco das 24 Horas a Ler registou pela primeira vez um momento em rap, pelo rapper sertaginense J-K (Jorge Simões), que musicou o canto IV dos Lusíadas, que inclui 14 alusões a Nuno Álvares Pereira.

As Festas na Aldeia foram a grande novidade da 6.ª edição da Maratona de Leitura - 24 Horas a Ler: 22 lugares do concelho da Sertã foram visitados por uma das catorze bibliotecas itinerantes que aderiram à iniciativa, e por um dos dez contadores de histórias profissionais (Ana Cristina Pereira, Ana Sofia Paiva, Bru Junça, Clara Haddad, Elsa Serra, Filipe Lopes, Jorge Serafim, Luís Correia Carmelo, Maurício Leite e Sílvia Alves). Alguns locais transformaram-se numa verdadeira festa, onde a leitura, a música e a alegria imperaram. Estes profissionais da leitura em voz alta realizaram uma sessão coletiva de contos na Alameda da Carvalha, na Sertã, ao final da tarde, um dos momentos mais marcantes do programa de atividades.

Integrado na Maratona de Leitura, decorreu ainda um passeio pedestre a partir da Aldeia Fundeira da Ribeira até à Sertã. Durante o percurso, o escritor Ricardo Belo de Morais conversou com os presentes sobre "Fernando Pessoa e o Quinto Império".

Vários outros nomes do panorama cultural português se juntaram a esta iniciativa: Joana Lopes, Miguel-Manso, Miguel Real, Paulo Moreiras, Pedro Lamares, Ricardo Belo de Morais e Sandra Carvalho.

A exposição "Nuno Álvares Pereira em Banda Desenhada", concebida no âmbito da Maratona de Leitura, está ainda patente até ao final do mês de julho, na Casa da Cultura da Sertã. Integra grande parte das edições dadas à estampa, a partir de 1950. São exemplo disso as pranchas que ilustram o Diabrete (1950/1951), onde Fernando Bento narra de forma magnífica a vida e os feitos do Condestável, a Fagulha (1960) que exibe D. Nuno, o bom Samaritano, com texto de Maria das Mercês de Mendonça Soares, o Cavaleiro Andante (1956), com a adaptação da obra de Campos Júnior, pela dupla formada por Artur Varatojo e José Manuel Soares, que consagra um poster dedicado à bravura e tenacidade das hostes e estratégia do Condestável e o Tintin (1968) que inclui Aljubarrota, com desenhos e textos de Vitor Peon.

A Maratona da Leitura encerrou às 10 horas de domingo, 2 de julho, com a habitual explosão de confetis e largada de balões. A iniciativa contou com o apoio de 54 entidades.