Órgãos autárquicos da Sertã tomaram posse

Slide TomPosse   Os novos órgãos autárquicos da Sertã tomaram posse no passado dia 14 de outubro, numa cerimónia que teve lugar na Casa da Cultura da Sertã. Alfredo Geraldes, Presidente da Assembleia Municipal da Sertã procedeu à instalação da nova Câmara Municipal da Sertã e da nova Assembleia Municipal da Sertã.

Na instalação da Câmara Municipal da Sertã tomaram posse: José Farinha Nunes, Carlos Alberto Miranda, Rogério Fernandes, Cláudia André, Cristina Nunes, Jorge Coluna e Mário Simões.

Seguidamente tomaram posse os Deputados eleitos para a Assembleia Municipal: Alfredo Geraldes, João Carlos Almeida, Susana André, Vitor Cavalheiro, António Simões, Luís Ribeiro, Maria do Céu Dias, Álvaro Monteiro, Nuno Melo, Daniel Luís, António Antunes Xavier, Raquel Horta Antunes, Jorge Nunes, Ana Margarida Alves, Márcia Caldeira, Lurdes Sequeira, Jorge Farinha, Joaquim Mendes, Vera Ruivo Dias e Paulo Ferreira. Por inerência de eleição como presidente de junta de freguesia tomaram também posse os Deputados Ramiro Alves da Silva (JF Cabeçudo), Joaquim Costa dos Santos (JF Carvalhal), Carlos Manuel Lopes (JF Castelo), Filomena Bernardo (UF Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais), Pedro Coelho (UF Cumeada e Marmeleiro), Amadeu Antunes (UF Ermida e Figueiredo), Manuel Dias (Pedrógão Pequeno), José Nunes (JF Sertã), Manuel Nogueira Figueiredo (JF Troviscal). Os Deputados José Pedro Leitão e Maria Gracinda Marçal (JF Várzea dos Cavaleiros) não tomaram posse, por impossibilidade de estarem presentes na sessão. Tomarão posse na próxima sessão da Assembleia Municipal da Sertã a que compareçam.

No discurso de tomada de posse, José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, começou por saudar "aqueles que hoje cessam os seus mandatos e que nos últimos quatro anos deram o melhor de si para que a Sertã fosse um Concelho mais desenvolvido", assim como "aqueles que agora renovam ou iniciam novos mandatos". Relativamente ao terceiro e último mandato que agora iniciou, José Farinha Nunes revelou a missão para os próximos quatros: "Proporcionar condições para a criação de emprego, dando especial atenção às pessoas que se encontram em dificuldades, (...) possibilitar que cada família, cada cidadão – cada pessoa - assegure o rendimento que lhes permita viver com a dignidade e com o conforto a que todos têm direito", sem esquecer a tragédia provocada pelos incêndios que "tornaram urgentes e inadiáveis medidas muito concretas na Floresta". "A nossa política tem que assentar fundamentalmente no combate à desertificação humana e económica do interior com ações muito concretas, que sejam práticas e eficientes", sublinhou o autarca, frisando a necessidade urgente de "uma política de juventude mais enérgica, com incentivos mais eficazes, que facilitem a fixação dos jovens no Concelho da Sertã." Neste sentido, regozijou-se pelo interesse dos jovens pela causa pública, patente na "juventude e competência dos Membros que tomaram parte nos Órgãos Autárquicos do nosso Concelho". A terminar o discurso, José Farinha Nunes desejou "felicidades e um excelente mandato a todos, pleno de projetos e realizações, fazendo votos para que em todos nós estejam sempre presentes o bem comum e o bem-estar no Município da Sertã."

Após a tomada de posse, teve lugar a primeira sessão da Assembleia Municipal da Sertã que foi pautada pela eleição mesa deste órgão deliberativo. Foi eleita a única lista apresentada, ficando a Mesa da Assembleia Municipal constituída do seguinte modo:
Presidente - Alfredo Geraldes Dias
1.º Secretário – Luís Ribeiro