Município associa-se ao Centenário do Nascimento do Padre Manuel Antunes

Slide Cent PManuelAntunes   Em 2018 assinala-se o primeiro centenário do nascimento do sertaginense Padre Manuel Antunes, que será marcado por várias iniciativas com o objetivo de dar a conhecer, a nível nacional e internacional, de forma tão ampla quanto possível, a vida, o magistério e o pensamento do Padre Manuel Antunes, e pensar Portugal, a Europa e o Mundo, tendo como pano de fundo o legado intelectual e pedagógico deste pensador.

O Município da Sertã associa-se às comemorações do centenário do nascimento deste ilustre sertaginense, sendo parceiro e também o palco de algumas das iniciativas, como é o caso da exposição itinerante "Um Pedagogo da Democracia e da Liberdade", que estará patente na Casa da Cultura da Sertã de 26 de março a 6 de abril.

 

Composta por 12 painéis, de considerável interesse pedagógico, foi elaborada a pensar principalmente no público jovem: dividida em dez temas, acompanha o percurso biográfico do Padre Manuel Antunes.

Em novembro, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e a Casa da Cultura da Sertã irão receber o Congresso Internacional "100 anos – Padre Manuel Antunes, sj – Repensar Portugal, a Europa e a Globalização". De caráter científico internacional, este congresso terá como referência os grandes tópicos da reflexão antunesiana, abordando os grandes temas e problemas do nosso país, em articulação com as grandes questões da Europa e do mundo globalizado em que vivemos.

O Centenário do Nascimento do Padre Manuel Antunes possui um site dedicado, que congrega toda a informação e iniciativas previstas. Pode ser acedido em http://centenariopadremanuelantunesj.pt/ . Ao longo do ano, estão previstas diversas actividades como edição de livros, exposições, realização de eventos científicos, documentários, entre outras atividades.

Natural do concelho da Sertã, o Padre Manuel Antunes (1918-1985) licenciou-se em Filosofia e em Teologia, tendo leccionado História da Literatura Grega e de História da Literatura Latina. Em 1957, a convite de Vitorino Nemésio, lecciona História da Cultura Clássica, de Civilização Romana e História da Filosofia Antiga na Faculdade de Letras de Lisboa. Nesta mesma faculdade, obtém, em 1981, o Grau Doutor Honoris Causa.

É admirada por muitos a sua capacidade de ligar e analisar as grandes assuntos do passado em articulação com os momentos e as questões do presente. Deixou uma vasta obra escrita, quase sempre em forma de artigos e ensaios publicados nas revistas da Companhia de Jesus, nas Enciclopédias Verbo e Logos, tendo assinado muitos dos seus textos com recurso a 126 pseudónimos. Uma particularidade distintiva da sua docência é o carácter prospetivo do pensamento quando trata de tendências e perspetivas do mundo e do homem contemporâneo.

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies