SerQ realiza ações de formação e atividades com escolas

Slide-not-ini-esc-SerQ   O SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, infraestrutura localizada na Zona industrial da Sertã, desenvolve ações de formação e atividades diversas, por iniciativa própria /ou por solicitação de entidades externas. Neste âmbito, tem vindo a desenvolver várias acções com as escolas do Concelho da Sertã, na área da Ciência e Tecnologia, desde o ano lectivo de 2015/2016, que alcançam públicos desde a educação pré-escolar ao ensino secundário e profissional.

O desenvolvimento daquele tipo de actividades tem como objetivo sensibilizar os alunos para as várias vertentes das ciências, demonstrando a sua relação direta com o dia-a-dia e a relação mais ou menos direta, que as Ciências e as Tecnologias possuem com outras áreas igualmente importantes como as línguas e as matemáticas.

 

Estas actividades são organizadas e desenvolvidas em colaboração com o Município da Sertã, por técnicos de diversas áreas: alunos que estejam a desenvolver trabalhos de investigação no SerQ para os seus trabalhos de Mestrado e Doutoramento, Técnicos e Professores da Universidade de Coimbra e de outras entidades, conforme a área e a especificidade.



No contexto de diversas sessões realizadas desde o início do presente ano lectivo, destacam-se as ações realizadas com a Escola Secundária da Sertã e a Escola Básica do Castelo. Em janeiro, os alunos de Biologia da Escola Secundária da Sertã, deslocaram-se ao SerQ para assistirem a uma aula (teórica e prática) sobre "Os Ciclos de Vida", desenvolvida pela Professora Isabel Abrantes e assistentes, investigadores e especialistas na área, nomeadamente na temática do Nemátodo do Pinheiro. A 14 de março, foi a vez dos alunos do 12º ano, também de Biologia, absorverem novos conhecimentos transmitidos pela equipa da mesma professora sobre PCR e reação em cadeia da polimerase (relacionado com o estudo do DNA). Trata-se de ações que complementam as aulas desenvolvidas no âmbito dos respetivos currículos. Em ambas as ocasiões, foram realizados vários ensaios no laboratório de Ciências da Vida do SerQ.

A 24 de março, as crianças da educação pré-escolar e alunos do 1º CEB do Castelo foram até ao SerQ para aprender e fazer experiências relacionadas com o Ambiente e a importância da sua preservação.

 

A realização deste tipo de atividades no SerQ conta com o apoio do Município da Sertã na disponibilização de transporte. As entidades que pretendam realizar este e outro tipo de actividades no SerQ poderão fazer o respectivo pedido através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

 

Inaugurado a 24 de julho de 2015, o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta incide a sua ação em três eixos: melhoria dos produtos, processos e serviços de base florestal, apoio à capacidade empreendedora e de inovação de pessoas e empresas e transferência de conhecimento e tecnologia. Para além do espaço de investigação científica da madeira e floresta, o SerQ possui FabLab e uma incubadora de empresas e pertence já à rede INOVC e é membro do Centro de Competências para o Pinheiro Bravo. Na zona da incubação possui diversas empresas instaladas.

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies