Crianças e Adultos da Sertã velejaram no Rio Tejo

Slide-Velejar-Solidariedade   "Velejar em Solidariedade" assim se intitula o projecto que possibilitou o baptismo de vela no Rio Tejo de 75 crianças e adultos do Concelho da Sertã. O desafio foi lançado pelo Náutico Clube Boa Esperança (Cais do Sodré – Lisboa) ao Município da Sertã que, por sua vez, possibilitou a logística inerente à viagem até à capital.

A iniciativa decorreu nos dias 24 e 27 de março e, além do baptismo de vela e kayak no Rio Tejo, contemplou também a visita ao Museu da Presidência da República e atividades laboratoriais com experiências relacionadas com as ciências náuticas. Inicialmente dirigida a crianças dos 7 aos 11 anos, foi alargada também a utentes da APPACDM da Sertã de todas as idades.

A 24 de março, 25 utentes da APPACDM viveram um dia diferente do habitual. Embora as condições meteorológicas não tenham sido as ideais, ainda assim o dia foi bastante positivo, rico em experiências novas e boas memórias.

A 27 de março, no âmbito das Férias Desportivas da Páscoa e do Projecto Tempo de Acolher, 50 crianças (dos 7 aos 11 anos) visitaram o Museu da Presidência, os jardins do Palácio de Belém e realizaram experiências no âmbito das Ciências Náuticas, contactando com ações desenvolvidas por praticantes daquelas modalidades e aprendendo, assim, os cuidados a ter para que os desportos sejam praticados optimizando a relação diversão/segurança. Passearam de kayak e de barco à vela, tendo experienciado algumas manobras neste último.

Em ambos os grupos as expectativas eram altas e foram superadas, tal a diversão sentida. O Município da Sertã agradece ao Náutico Clube Boa Esperança pelo convite formulado e por toda a dedicação e simpatia no decorrer das atividades, que possibilitou uma experiência memorável aos participantes.