Alameda da Carvalha viajou no tempo

Slide-FeiraCelinda18   Celinda foi a protagonista da feira homónima, promovida pelo Município da Sertã, que levou miúdos e graúdos a viajar no tempo até à época dos romanos, nos dias 1, 2 e 3 de junho, na Alameda da Carvalha, na Sertã. Por ter defendido as terras da Sertã com apenas uma frigideira, Celinda foi o ponto de partida para promover a disseminação da identidade e cultura do concelho da Sertã e da respetiva lenda.

Sendo as crianças os principais transmissores das tradições, a comemoração do Dia Mundial da Criança constituiu o primeiro momento da Feira de Celinda.

Cerca de 800 crianças do Concelho participaram, no dia 1 de junho, nas atividades concebidas especialmente para a comemoração do Dia Mundial da Criança: jogo do galo, andas, jogo da corda, passeios de burro, pinturas faciais, balões, malabares, escola de gladiadores, acampamento árabe e de animais, demonstração de falcoaria, música da época, muita animação e a recriação da lenda de Celinda. José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, esteve presente na comemoração da efeméride e pode testemunhar a alegria e a diversão das crianças, que puderam contactar com usos e costumes antigos.

Durante os três dias, o cenário esteve decorado a rigor com acampamento árabe e mercado romano: até à meia-noite o público de todas as idades pôde assistir ao cortejo de entrada do Governador da Província, às demonstração de falcoaria, acepipes vindos de Roma e de outras terras do Império, à música e dança exótica do Império, à recriação da Lenda de Celinda, ao cortejo do Patrício e suas Vestais, venda de Escravos, escola de gladiadores, fogo, malabares, música e dança das terras do vasto Império. No mercado romano podiam ser adquiridos produtos endógenos e podiam também ser degustados pãezinhos com chouriço acabados de sair do forno a lenha, filhós feitas na hora, entre outras iguarias. Foi possível observar e interagir com diversos animais (coelhos, galinhas, gansos, cabras anãs, porcos, burros, falcões, mochos e serpentes), degustar “Tajine” na tenda árabe e assistir aos espetáculos das danças mágicas e exibições com fogo ao fechar da noite.

Todavia não foram só os artistas, músicos e performers que atuaram no palco da Alameda da Carvalha. Os produtores e artesãos locais, imbuídos pelo espírito medieval e vestidos a rigor, também promoveram a festa dentro da festa, criando momentos de diversão e descontracção entre si e o público, lanches partilhados e atuações de concertina à desgarrada. No total dos três dias de feira, estima-se a presença de 2500 visitantes.