Sertã recebeu Encontro Regional das CPCJ

slid-cpcj   A Casa da Cultura da Sertã acolheu, no passado dia 29 de junho, o Encontro Regional do Centro das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).
Promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, aquele Encontro reuniu na Sertã representantes das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens dos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Leiria, bem como membros da Comissão Nacional e da Equipa Técnica Regional do Centro.

O Encontro, encarado como uma reunião de trabalho conjunta no contexto de uma lógica de proximidade que caracteriza a intervenção nesta área, constituiu um importante momento de partilha de questões e de aprofundamento de problemáticas que se colocam no âmbito do trabalho das CPCJ.

Presentes no Encontro, a Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, o Presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, e o Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Sertã, Ricardo Nunes, destacaram a exigência do esforço de cidadania ativa necessário para reforçar a missão das CPCJ enquanto promotoras dos direitos das crianças e jovens tendo sempre, como norte, o seu superior interesse.
As CPCJ são instituições oficiais não judiciárias territorialmente competentes na área do município onde têm sede e com autonomia funcional, que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.