Balcão Sertã 3G

logo cldserta corO Balcão Sertã 3G iniciou a sua atividade em janeiro de 2016 e pretende promover a inclusão social, a melhoria do bem-estar e empregabilidade da população do Concelho da Sertã. Os seus objetivos concretizam-se na sua especialização e complementaridade nas áreas do emprego, formação e qualificação, intervenção familiar e parental e capacitação da comunidade e instituições, em complementaridade com outros projetos de intervenção social com os quais interage numa lógica de empowerment individual e comunitário.
O Balcão Sertã 3G integra-se no Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (Programa CLDS) surgindo, assim, como um instrumento de política social de proximidade. Almeja uma clara e objetiva atuação no desenvolvimento de medidas que promovam a inclusão ativa dos cidadãos de forma multissetorial e integrada, através de ações a executar em parceria.

A coordenação desta estrutura é da responsabilidade do Centro de Assistência Social da Freguesia do Troviscal, com a colaboração do Município da Sertã, que preside ao CLAS (Conselho Local de Ação Social), que por sua vez propôs o referido projeto e irá monitorizá-lo.

O seu plano de ação está dividido em três eixos fundamentais: "Emprego, Formação e Qualificação", "Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil" e "Capacitação da Comunidade e das Instituições".

O Balcão Sertã 3G localiza-se na antiga Escola Primária da Abegoaria, na Sertã, estando aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Eixos de Ação:

Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação:
Apoiar o enquadramento de projetos de autoemprego;
Promover a criação de circuitos de produção, divulgação e comercialização de produtos locais e regionais;

Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil:
Estratégias direcionadas para as criança e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis e de integração social;
Ações de combate à solidão e isolamento;

Eixo 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições:
Criação/revitalização de associações;
Unidade Móvel de Cultura e Saúde.