Café de Ciência - "Habitantes selvagens do nosso território"

Café de Ciência -
Data: terça, 2 de maio de 2017 18:00
Local: SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta

O mês de maio traz consigo duas sessões de "Cafés de Ciência" ao SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta: nos dias 2 e 30 de maio. Trata-se de conversas informais sobre ciência, abertas a todas as idades, integradas no ciclo de conversas promovido pelo SerQ em parceria com Município da Sertã e o Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra. "Habitantes selvagens do nosso território" é a temática da primeira sessão de maio, que será dinamizada por Carlos Fonseca, Investigador e Professor Associado com Agregação do Departamento de Biologia e CESAM da Universidade de Aveiro.

Desconhecidos por uma grande maioria das pessoas que habita o território do pinhal interior, os animais selvagens desta região têm aumentado, não só em termos de número como em área de distribuição. As causas são diversas, destacando-se o gradual abandono das terras agrícolas dando lugar a áreas de matos e floresta, mais propícias a animais de médio e grande porte, como é o caso do javali, dos cervídeos, entre outros. Odiados por uns, adorados por outros, o fundamental é difundir o que se sabe sobre estes animais, de modo a que possam ser devidamente protegidos, geridos e usufruídos por quem cá vive e por quem visita este território único.

Carlos Fonseca é o Diretor do Mestrado em ecologia Aplicada e coordenador da Unidade de Vida Selvagem, onde se estudam questões relacionadas com a gestão e conservação dos recursos silvestres em Portugal, noutros países europeus, no Brasil, Bolívia, Cabo Verde e Moçambique. Esteve envolvido, desde o primeiro dia, no processo de reintrodução de veados e corços na Serra da Lousã, um dos projectos de conservação e gestão de fauna silvestre mais relevante e emblemático de Portugal.

Com participação gratuita, os "Cafés de Ciência" decorrem habitualmente na última terça-feira de cada mês (até ao final do ano), das 18 às 19 horas, à exceção de maio, nas instalações do SerQ, na Zona Industrial da Sertã. A segunda edição de "Cafés de Ciência" de maio realiza-se no dia 30 sob o tema "Plantas medicinais: paliativas ou medicinais?". Será dinamizada por Maria da Graça Campos, coordenadora do Observatório de Interações Planta-Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, onde é docente há 32 anos.

Mapa