Café de Ciência - Os grãos de polén: impressões digitais das plantas

Formação
Café de Ciência - Os grãos de polén: impressões digitais das plantas
Data: terça, 27 de junho de 2017 18:00
Local: SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta

No próximo dia 27 de junho, a partir das 18 horas, o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, acolhe mais uma sessão de "Cafés de Ciência", desta feita alusiva ao tema "Os grãos de pólen: impressões digitais das plantas", dinamizada por António Xavier Pereira Coutinho, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

 

Embora sejam muito pequenos (em média caberiam 30-40, lado a lado, na cabeça de um alfinete), os grãos de pólen são muito resistentes e enormemente variáveis na forma, dimensões, simetria e ornamentação, o que os torna únicos no Reino Vegetal e possibilita, mesmo após milhares (ou milhões) de anos, o reconhecimento da espécie ou género de planta que os produziu.

 

António Xavier Pereira Coutinho licenciou-se (1986) e doutorou-se (2002) em Biologia (especialidade de Sistemática e Morfologia Vegetal) pela Universidade de Coimbra. É presidente da Sociedade Broteriana (a mais antiga sociedade portuguesa de Botânica) e professor auxiliar do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. As suas principais áreas de investigação são a Taxonomia, a Micromorfologia, com destaque para a Palinologia, e a Toxicologia Vegetais, colaborando também em História da Arte.

 

Os "Cafés de Ciência" são conversas informais sobre ciência, abertas a todas as idades, integradas no ciclo de conversas promovido pelo SerQ em parceria com Município da Sertã e o Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra. Com participação gratuita, os "Cafés de Ciência" decorrem na última terça-feira de cada mês, até ao final do ano, das 18 às 19 horas, nas instalações do SerQ, na Zona Industrial da Sertã.

 

 

Mapa


 

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies