Café de Ciência - “A ciência da gastronomia e a arte de cozinhar”

Café de Ciência - “A ciência da gastronomia e a arte de cozinhar”
Data: terça, 29 de agosto de 2017 18:00
Local: SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta

No próximo dia 29 de agosto, a partir das 18 horas, o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, acolhe mais uma sessão de "Cafés de Ciência", desta feita alusiva ao tema "A ciência da gastronomia e a arte de cozinhar", dinamizada por Maria Raquel Antunes da Universidade de Aveiro.

Em contexto gastronómico, autenticidade/tradição e inovação, parecem ser frequentemente encaradas como conceitos incompatíveis. A desconstrução deste paradoxo passa pela contextualização e exploração do papel da inovação científica e tecnológica no processo de co-construção do fenómeno "gastonomia". O reconhecimento da tradição também enquanto um processo colectivo e cumulativo de inovações, permite-nos olhar para a ciência e tecnologia, não só como uma mera resposta às necessidades de alimentação da população mas também como um pilar do mérito culinário e uma oportunidade de valorização dos produtos e territórios.

Maria Raquel Antunes, professora, é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Após ter concluído o Curso de Especialização Tecnológica em Gestão e Produção de Cozinha/Pastelaria, na EHTC e a Pós-Graduação em Gestão Turística e Hoteleira na ESEC, frequenta actualmente o Programa Doutoral em Turismo (turismo gastronómico) na Universidade de Aveiro. Consciente que emergem cada vez mais sinergias entre gastronomia e turismo, ciências experimentais e educação alimentar, é na fusão destas temáticas que tem investido o seu interesse.

Os "Cafés de Ciência" são conversas informais sobre ciência, abertas a todas as idades, integradas no ciclo de conversas promovido pelo SerQ em parceria com Município da Sertã e o Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra. Com participação gratuita, os "Cafés de Ciência" decorrem na última terça-feira de cada mês, até ao final do ano, das 18 às 19 horas, nas instalações do SerQ, na Zona Industrial da Sertã.