Voz Contra Baixo

Apresentação de CD
Voz Contra Baixo
Data: sábado, 23 de setembro de 2017 21:30
Local: Casa da Cultura da Sertã

A 23 de Setembro, Miguel Calhaz apresenta o seu segundo disco a solo, intitulado "Voz Contra Baixo" na Casa da Cultura da Sertã, a partir das 21h30m.

Neste novo trabalho há entre Miguel Calhaz e o seu contrabaixo uma cumplicidade e uma ligação que transcende em muito a normal relação entre um músico e o instrumento que executa. Aqui, o contrabaixo sai da sua esfera usual de instrumento de acompanhamento e passa a assumir funções harmónicas, melódicas e rítmicas. A própria abordagem quanto à forma de tocar este instrumento difere daquilo que é mais comum, a que se junta a voz do músico ilustrando poemas do próprio e também de outros autores, assobiando improvisos, embalando redondos vocábulos, combinando isto com tudo o resto que se ouve, que é apenas um contrabaixo...

 

Nascido na Sertã em 1973, Miguel Calhaz é licenciado em Contrabaixo/Jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. É vocalista dos Popxula, uma banda de rock alternativo que surgiu na Sertã nos anos 90 e que se reúnem ocasionalmente para dar concertos.

Mantém projectos musicais nas áreas do Jazz, da World Music e da Música Portuguesa, entre os quais: Trilhos - Novos caminhos da Guitarra Portuguesa, Contracorrente, Latin Groove, sendo atualmente o Diretor Musical da Big Band da Filarmónica União Sertaginense.

 

Arrecadou diversos prémios:
- Prémio José Afonso (tema original) no 3.º Festival Cantar Abril (2011) que se realizou no Teatro Municipal de Almada, com o tema "Estas Palavras";
- Prémio Ary dos Santos (melhor letra) no 4.º Festival Cantar Abril (2013), com o tema "Era uma vez um País" e Prémio Adriano Correia de Oliveira (melhor recriação) no mesmo Festival com o grupo ContraCorrente;
- Prémio Ary dos Santos (melhor letra), com o tema "Sou do contra, abaixo" no Festival Cantar Abril (2015)

 

É autor do tema "Ponte Romana", que obteve o primeiro lugar na categoria Música da primeira edição do concurso "conte connosco Santander-totta" com o grupo Trilhos. Participou em espectáculos de tributo a Zeca Afonso, Sérgio Godinho e Fausto com as formações "Os Cantautores" e "Emboscadas". Foi Músico convidado da formação "Danças Ocultas" e do cantautor Zeca Medeiros. Participou na primeira edição da Festa do Jazz no Teatro S. Luis em Lisboa, tocou nas comemorações do 10 de Junho no Centro Cultural Português na Cidade da Praia (Cabo Verde), Casa da Música, Teatro Rivoli, Teatro Micaelense (Ponta Delgada), Teatro Aveirense, Teatro Lethes (Faro), Forum Lisboa, Palácio de Cristal, Casino da Póvoa, Festa do "Avante!", Festival de Músicas do Mundo de Sines, Maré de Agosto (Sta. Maria), Raízes do Atlântico (Madeira), programa "Viva a Música" (Antena1), entre muitos outros espaços e auditórios.

 

Participou nos discos "Trilhos-Novos Caminhos da Guitarra Portuguesa", "Os Cantautores" (tributo a Zeca Afonso, Sérgio Godinho eFausto), "Raíz" (do projecto com o mesmo nome), "Cordis" e "Outras Viagens" do pianista Marco Figueiredo.

 

A apresentação de “Voz Contra Baixo” conta com o apoio da Câmara Municipal da Sertã e terá lugar a 23 de Setembro na Casa da Cultura da Sertã, às 21h30m. A entrada é livre.


Latitude: 0.000000
Longitude: 0.000000

 

 

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies