Cofinanciado por:

cofinanciado-por

Designação do projeto: Reabilitação de arruamentos urbanos danificados pelo incêndio de 17 de Junho de 2017
Código do projeto: CENTRO-07-2316-FEDER-000125
Objetivo principal: Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Região da intervenção: Região Centro
Entidade beneficiária: Município da Sertã

Data de aprovação: 04-10-2017
Data de início: 01-09-2017
Data de conclusão: 30-06-2018
Custo total elegível: 470.000,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 399.500,00 EUR
Apoio financeiro público nacional/regional: FME – 70.500,00 EUR

Objetivos, actividades e resultados esperados/atingidos

A operação consiste na reabilitação de arruamentos urbanos nos espaços afetados pelos incêndios de 17 de junho de 2017.

Os trabalhos a efetuar predem-se essencialmente com a reparação dos arruamentos urbanos, regularização de bermas/taludes e elementos de drenagem longitudinal danificados e/ou destruídos pelo incêndio e pelo próprio combate. No pavimento as elevadas temperaturas associadas e a movimentação de maquinaria pesada, provocaram na generalidade das estradas municipais das zonas afetadas elevados danos, que tornam urgente uma intervenção de reparação com vista à reposição das condições de circulação existentes.

A intervenção a realizar contempla a recarga das camadas betuminosas degradadas, através da aplicação de uma camada de desgaste em mistura betuminosa, e limpeza e/ou regularização dos elementos de drenagem (valetas), que se encontram danificadas pela acumulação dos detritos resultantes de materiais queimados pelo que a intervenção prevista passa pela limpeza e/ou regularização “dupla” destas. As intervenções localizam-se nas arruamentos urbanos de:

(2) – Arruamentos em Cabeço, freguesia do Castelo

(5) – Arruamentos em Seixo - sul, freguesia do Castelo

(6) – Arruamentos em Seixo - norte, freguesia do Castelo

(8) – Arruamentos em Vale Dianteiro, freguesia do Castelo

(11) – Arruamentos em Ribeira do Freire, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais

(12) – Arruamento em Vale Moinho Cimeiro, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais

(13) – Arruamento em Vale Moinho Fundeiro, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais

17) – Arruamentos em Brejo da Correia, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais

(26) – Rua do Forno, freguesia do Castelo

(27) – Arruamentos em Matos do Pampilhal, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. (Inclui a Rua de Vale Bolido, Rua de Santo Fojo, Rua dos Mourocinhos, Rua de Medo Fundeiro, Rua da Arrifana, Rua do Caracol, Rua do Sobral, Rua da Serrada)

(28) – Rua da Fonte da Telha, freguesia do Castelo