Biblioteca acolheu conferência e apresentação de livro

Cassiano1

A 7 de novembro, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, acolheu a apresentação e a conferência do livro "Cassiano Branco 1897-1970" da autoria do arquiteto Paulo Tormenta Pinto.
Coube a José Luís Saldanha, professor no ISCTE e amigo de Paulo Tormenta Pinto, a apresentação desta grande obra que considerou ser um ponto de referência para a compreensão da obra de Cassiano Branco e nas palavras do próprio "uma referência no panorama nacional, um grande arquiteto do século XX", que teve uma enorme influência em obras e espaços da cultura portuguesa.

O autor apresentou as influências arquitetónicas de Cassiano em muitos edifícios e espaços de norte a sul do país, surgindo o contributo, a partir de 1925, no projeto do edifício dos Paços do Concelho da Sertã. Paulo Tormenta Pinto realçou a sua influência em espaços muito conhecidos como, o Portugal dos Pequenitos, o grande hotel do Luso, o hotel Vitória, o café Cristal e o cinema Éden. A obra aborda ainda projetos ambiciosos e visionários como foi o caso do Plano da Costa da Caparica.

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, regozijou-se pela concretização daquele livro pela sua pertinência, dedicação e qualidade. Relembrou a ligação de Cassiano Branco à Sertã: “remonta aos anos vinte do século passado, altura em que o jovem arquiteto iniciou, por encomenda, um dos três estudos que o levariam a ser escolhido para projetar o Edifício dos Paços do Concelho, ainda hoje sede do Município da Sertã.” “A nossa relação com Cassiano Branco e a sua obra é para nós importante e um motivo de orgulho que queremos preservar”, finalizou o autarca.

Paulo Tormenta Pinto nasceu em 1970 em Lisboa e é arquiteto. Doutorado em 2004 pela Universidade Politécnica da Catalunha, concluiu em 1996 o programa de Master La Cultura de Metropolis. Possui ateliê próprio em Lisboa, onde desenvolve diversos projetos. Foi arquiteto do Departamento de Construção de Habitação da Câmara Municipal de Lisboa de 1994 e 2000. Lecionou na Universidade Lusíada entre 1997 e 2007 e atualmente é presidente e professor auxiliar do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE.

Cassiano2    Cassiano3    Cassiano4