Sertã comemorou Dia Mundial da Diabetes

Diabetes10

Dos 5 aos 93 anos foi este o intervalo de idades dos participantes de mais uma comemoração do Dia Mundial da Diabetes, que se realizou no passado dia 15 de Novembro, na Casa da Cultura da Sertã.
Às 8.30 tiveram início os rastreios de tensão arterial, glicémia, cálculo do índice de massa corporal, pesagem e avaliação do estado em geral dos presentes. Seguiu-se o peddy-papper, constituindo o ponto alto das comemorações, uma vez que esteve associado a uma caminhada educativa pela vila da Sertã, com nove equipas, de sete a dez elementos cada, distribuídas por sete pontos de aprendizagem, em que eram postos à prova diversos conhecimentos e tinham possibilidade de recuperar energias com um ligeiro e saudável pequeno-almoço.

Alguns participantes, que apresentavam algumas dificuldades de locomoção, aguardaram pelo colóquio dedicado à temática, que veio responder às questões do peddy-paper.

Vera Dias, dinamizou o colóquio exibindo um vídeo elaborado pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã, em que os cidadãos foram convidados a falar sobre os seus conhecimentos no que diz respeito à Diabetes, a simbologia da cor azul e, nesse contexto, o propósito da iluminação em azul de alguns edifícios públicos (Casa da Cultura, Biblioteca Municipal da Sertã e Câmara Municipal da Sertã). Ao longo do dia, foram várias as oportunidades para posar para a fotografia com uma moldura azul concebida especialmente para a efeméride, finalizando com a tradicional foto de grupo.

A comemoração envolveu este ano a participação de uma centena de participantes oriundos do concelho da Sertã, assim como de concelhos vizinhos, mostrando-se interessados em saber como lidar com a doença, minimizar os seus efeitos e, acima de tudo, preveni-la. Destaca-se a participação pela primeira vez de pessoas com Diabetes Tipo 1, tendo em conta que nos últimos 5 anos só tinham participado pessoas com Diabetes Tipo 2, para além de participantes sem qualquer uma das tipologias da doença.
O Dia Mundial da Diabetes foi fixado a 14 de novembro por ser o dia de aniversário de Frederick Banting, autor da descoberta da insulina (hormona responsável pela redução da glicémia). A data foi instituída pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde contando, desde 1991, com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas, por se tratar de uma doença crónica. Trata-se de uma patologia que despende cerca de 2% do PIB nacional.