Sertã recebeu briefing descentralizado e aprovou plano

IMG 9138

A 11 de abril, o Salão Nobre dos Paços do Concelho da Sertã acolheu a reunião de âmbito restrito da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e o Briefing semanal do Centro de Coordenação Operacional Distrital.

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã procedeu à abertura dos trabalhos referindo-se à importância da prevenção de incêndios que constitui "uma preocupação durante todo o ano, mas que nesta altura assume particular relevância dada a proximidade do verão, época em que se regista o aumento do risco de incêndio".

Seguiu-se a apreciação e votação do Plano Operacional Municipal que identifica os recursos humanos e materiais existentes, com carácter operacional, no Concelho, tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade. Foi apresentado o ponto da situação dos trabalhos realizados em Galerias Ripícolas, no âmbito de oito candidaturas. Seguiram-se as intervenções dos responsáveis distritais pelo 1.º e 2.º Pilares do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, respetivamente Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (Pilar da Prevenção Estrutural) e Guarda Nacional Republicana (Pilar da Prevenção Operacional).

Seguiu-se a intervenção do Comandante Rui Esteves, responsável distrital pelo terceiro Pilar do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios (Pilar do Combate) da Associação Nacional de Proteção Civil (ANPC). Rui Esteves referiu-se ao Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios sendo composto pela vigilância dissuasiva, deteção oportuna, ataque inicial musculado, domínio na fase inicial, recuperação de resposta, reforço rápido e organizado, consolidação da extinção, unidade de comando e gestão de informação. Aquele responsável congratulou-se pela instalação de Câmaras de Vigilância no concelho da Sertã e desejou que o projeto fosse concluído com a aquisição de mais câmaras. Recorde-se que em 2015 foram instaladas câmaras de videovigilância na Serra do Viseu e na Serra do Cabeço Rainho, que permitem uma melhor visualização e tomada de decisão em situação de incêndio.

Rui Esteves abordou ainda a necessidade de se inverter a pirâmide, de modo a que a prevenção e a vigilância se sobreponham ao combate aos incêndios, objetivo que só se conseguirá alcançar com a colaboração e cumprimento das competências de todos.

Logo depois, a Aproflora – Associação de Produtores Florestais apresentou a atividade realizada durante o ano 2015.

A reunião contou com a presença de José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Rogério Fernandes, Vice-Presidente e Vereador da Proteção Civil e Floresta, representantes das juntas e uniões de freguesias, representantes dos dois corpos de Bombeiros do Concelho (Sertã e Cernache do Bonjardim), Aproflora (Associação de Produtores Florestais), Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

IMG 9125   IMG 9137   IMG 9151