Praia Fluvial com Bandeira “Praia Acessível”

IMG 6347

No passado dia 22 de junho, foi hasteada a Bandeira "Praia Acessível" na Praia Fluvial da Ribeira Grande, na Sertã. A atribuição da classificação "acessível" a esta zona balnear foi possível após registar-se a existência de um conjunto de condições como acessos pedonais fáceis e livres de obstáculos, acesso pedonal até à zona de banhos de sol e zona de banhos, passadeiras com percurso pavimentado, firme e contínuo, instalações sanitárias adaptadas e existência de nadador salvador, entre outras.

 

O programa "Praia Acessível, Praia para Todos" visa promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, ou seja, pretende-se que as praias portuguesas assegurarem condições de acessibilidade que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

  Foi criado em 2004, sendo atualmente uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal.

No âmbito do programa "Praia Saudável", a praia possui agora uma cadeira de rodas anfíbia e bóia de salvamento, cedidos pela Fundação Vodafone após candidatura elaborada pelo Município da Sertã. A praia fluvial possui uma rampa de acesso à água que permite a utilização da cadeira de rodas anfíbia por banhistas com mobilidade condicionada que assim podem banhar-se em segurança e melhorando a sua condição de usufruto daquela praia fluvial.

A qualidade da água da Praia Fluvial da Ribeira Grande, na Sertã é considerada excelente, o que se tem verificado na maior parte dos anos anteriores. Refira-se que a qualidade da água da Praia Fluvial do Troviscal, também no Concelho da Sertã, foi igualmente classificada como excelente. Recorde-se que a água das praias fluviais é analisada quinzenalmente pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Município da Sertã.


IMG 6377   IMG 6326   IMG 6307

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies