Ação sensibilizou população para a reciclagem

SensAmb4

O Concelho da Sertã acolheu duas ações de sensibilização ambiental e entrega de ecobags nos dias 26 de junho e 3 de julho. Intituladas "Reciclar... ...o futuro é hoje" as ações foram promovidas pela Valnor, em colaboração com a Sociedade Ponto Verde e com o apoio da Câmara Municipal da Sertã.

A sensibilização passava por um inquérito que aferiu os hábitos de reciclagem da população e incluía diversas questões tais como "Separa o lixo doméstico?", "Qual a frequência de utilização dos ecopontos?" e "Qual a distância até aos ecopontos?". O inquérito pretendia ainda apurar se a população considera a frequência de recolha adequada e se os inquiridos consideram importantes as ações de sensibilização ambiental.

As ações tiveram lugar no dia 26 de junho, junto ao Mercado Municipal em Cernache do Bonjardim e no dia 3 de julho, na Alameda da Carvalha, na Sertã. No total foram inquiridas 150 pessoas (42 homens e 108 mulheres), dos quais 106 residem no concelho. Do total de inquiridos 138 separam o lixo doméstico, dos quais 70 usa o ecoponto uma vez por semana, 58 usam duas a três vezes por semana e dez dos inquiridos usam mais de três vezes por semana. A grande maioria dos auscultados refere que a frequência da recolha é feita atempadamente e a quase totalidade considera importantes as ações de sensibilização ambiental. Após o inquérito, foi entregue a cada inquirido um conjunto de três ecobags para incentivar a separação do lixo doméstico e a sua deposição nos ecopontos amarelo (plástico e metal), verde (vidro) e azul (papel e cartão).

O projeto "Reciclar.. ..o futuro é Hoje" tem como objetivo sensibilizar a população para as boas práticas ambientais, para que cada vez mais pessoas cumpram a sua missão cívica de separar os resíduos permitindo, deste modo, que sejam encaminhados para reciclagem.

SensAmb1   SensAmb3   SensAmb12