Sertã venceu um dos jogos da final das Olimpíadas do Médio Tejo

SlideNotOlimpMT

A 5 de outubro decorreu, na Cidade de Tomar, a finalíssima das Olimpíadas do Médio Tejo, iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em colaboração com os municípios integrantes.

As Olimpíadas tiveram início a 28 de maio na vila de Constância, tendo os encontros de apuramento passado por cada um dos 13 municípios. O Encontro de Apuramento do Concelho da Sertã teve lugar a 17 de julho, integrado no Festival de Gastronomia do Maranho. A iniciativa era aberta a participantes de todas as idades que podiam escolher um ou mais jogos entre os dez disponíveis: malha (de madeira), andas verticais, burro, pião, macaca, enrola, corrida de sacos, badalada, tração à corda e compostela.

Mariana Afonso, representante do Concelho da Sertã, venceu o Jogo da Macaca. Os participantes de Tomar venceram os jogos do Pião e dos Sacos de Corridas, Abrantes venceu nas Andas Verticais, Sardoal venceu o Jogo da Malha, Ferreira do Zêzere venceu o Jogo da Compostela e a Badalada. Constância venceu o Jogo do Enrola, Torres Novas venceu o Jogo da Tração à Corda e Ourém venceu o Jogo do Burro. O Concelho da Sertã esteve representado por 11 elementos que participaram em todos os jogos.

Os Jogos Tradicionais permitem fortalecer laços sociais e de solidariedade entre os praticantes, independentemente da idade, género, etnia ou classe social. Este carácter de inclusão é importante para despertar o sentimento de pertença à comunidade e fomentar o relacionamento entre gerações, ao mesmo tempo que se valorizam as memórias e as tradições do Médio Tejo.

A promoção e o desenvolvimento de competências de coordenação, equilíbrio, flexibilidade e resistência, assim como o aprofundamento de competências intelectuais são outras das vantagens dos Jogos Tradicionais, contribuindo também para um estilo de vida menos sedentário.

As Olimpíadas contaram com o apoio da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e da Federação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Santarém.