Câmara Municipal da Sertã comemorou efeméride

SlideNotDMA

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado junto dos mais novos e dos menos novos pela Câmara Municipal da Sertã, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde da Sertã, o Agrupamento de Escolas da Sertã e o Balcão Sertã 3G (CLDS).

Nos dias 17, 18, 20 e 21 de outubro realizaram-se 23 sessões que abrangeram estabelecimentos de ensino e centros de dia do Concelho da Sertã: Escola Básica da Sertã, Escola Básica, Jardim de Infância e Centro de Dia da Cumeada, Escola Básica, Jardim de Infância e Centro de Dia da Várzea dos Cavaleiros, Escola Básica São Nuno de Santa Maria, Escola Básica, Jardim de Infância e Centro de Dia do Castelo, Escola Básica, Jardim de Infância e Centro de Dia do Troviscal, Escola Básica, Jardim de Infância e Centro de Dia de Pedrógão Pequeno e Escola Básica, Jardim de Infância e Centro de Dia do Cabeçudo. Foram realizadas sessões nas bibliotecas das escolas de Cernache do Bonjardim e Sertã, nas restantes localidades as atividades decorreram nas instalações dos centros de dia. Em todas as sessões foi analisado e clarificado o conceito de alimentação saudável e a Roda dos Alimentos, caracterizando os grupos, propriedades nutricionais, o consumo de alimentos de acordo com a sazonalidade, assim como a importância de fazer refeições em família.

Foram distribuídos folhetos oferecidos pela Câmara Municipal da Sertã, em que as crianças realizaram diversos exercícios relacionados com a temática da alimentação saudável. As sessões foram bem acolhidas pelos participantes, mais de 500 crianças e mais de 100 idosos, possibilitando o esclarecimento de dúvidas. A comemoração da efeméride Dia da Alimentação no Concelho da Sertã pautou-se, assim, por uma dinâmica intergeracional, acarretando benefícios sociais e emocionais para os participantes.

O Dia Mundial da Alimentação é assinalado a 16 de outubro, sendo celebrado em 150 países desde 1981, data que assinala a fundação da FAO - Food and Agriculture Organization (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).