Comunicado do Executivo Camarário

slide-comunicado-not   No decorrer da reunião do Executivo Camarário do passado dia 21 de junho, foi apresentado o Comunicado do Executivo Municipal da Sertã, respeitante ao incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, que abaixo se transcreve na íntegra:

"Incêndio de Pedrógão Grande"

Comunicado do Executivo

Na sequência do trágico resultado do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande no dia 17 de junho, em nome do Município da Sertã e de todos os seus Munícipes, apresento um voto do mais profundo pesar às Famílias das pessoas que pereceram neste fatídico acontecimento.
Às populações afetadas e às autoridades locais dos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e de Góis, prestamos homenagem sentida e apresentamos a nossa profunda solidariedade.

Porque o Concelho da Sertã foi também afetado por este incêndio, nomeadamente as freguesias do Carvalhal, Castelo e Cernache do Bonjardim, e porque fomos alvo dos mais variados atos de ajuda e solidariedade, quero em nome de toda a nossa comunidade e de forma geral agradecer todos estes magnânimos gestos.

De forma muito particular quero saudar e agradecer a Sua Excelência o Senhor Presidente da República que se deslocou ao Concelho e visitou o posto de comando instalado na Serra de S. Macário em Cernache do Bonjardim, onde se inteirou da situação e prestou solidariedade a todos nós pelas perdas psicológicas e materiais neste incêndio.

Acompanhou o Senhor Presidente da República Sua Excelencia a Senhora Ministra da Administração Interna, altura em que tive a ocasião de lhe agradecer pessoal e presencialmente o apoio de meios que solicitei no dia anterior em Pedrógão Grande.

Quero agradecer também a SE o Senhor Secretário de Estado da Administração Interna pelo apoio e preocupação demonstrados aquando da progressão desta calamidade em direção ao Concelho da Sertã.

Agradeço a Sua Excelência o Senhor Ministro da Educação pelas suas diligências pessoais e contacto direto que tivemos para reduzir o desconforto dos alunos e da comunidade escolar causados pelo incêndio e melhor se agilizar o processo de exames nestas condições.
Ficou prevista uma reunião para se debaterem este e outros assuntos que nos preocupam na área da educação.

Apresento publicamente um agradecimento muito especial pelo grande gesto de solidariedade do Senhor Presidente da Câmara de Oeiras e dos seus Munícipes que nos entregou pessoalmente na madrugada de segunda-feira, do dia 19, três camiões com muitas toneladas de produtos para confortar e auxiliar as populações e Proteção Civil.

Publicamente, apresento também um forte agradecimento ao Município de Castelo Branco, ao Município de Mação e ao Município de Vila de Rei pela disponibilização das suas máquinas de rastos para abrir aceiros e facilitar o combate ao incêndio. Agradeço em nome de todos nós a disponibilidade de todos os municípios, juntas de freguesia, e outras entidades, sejam elas particulares ou oficiais, que se disponibilizaram para ajudar e apresentaram a sua solidariedade.

Para terminar, três notas, que sendo breves representam muito e calam fundo nos nossos sentimentos:
1 - É nosso dever agradecer o forte empenho, o profissionalismo e a enorme dedicação de todos, mas especialmente aos Bombeiros, a todos eles.
Deposito nas Corporações do Concelho este agradecimento que é estendido a todas as outras corporações que cá estiveram a combater este incêndio, não esquecendo os nossos vizinhos espanhóis.
Agradecemos reconhecidamente também à Autoridade Nacional de Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Infraestruturas de Portugal SA, Juntas de Freguesia do Castelo, Carvalhal e União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, à Paróquia de Cernache do Bonjardim, aos Escuteiros, à Rádio Condestável e a toda a comunicação social, e aos funcionários do Município da Sertã, muitíssimo bem acompanhados pelo Senhor Vereador Rogério Fernandes, responsável pela Proteção Civil.

2 – A toda a população, especialmente às pessoas atingidas pelo incêndio, quero dar uma palavra de conforto e solidariedade. As perdas foram muitas. Entre nós não ocorreu a tragédia da perda de vidas como aconteceu aos nossos vizinhos mas a dor e as perdas são de monta e graves. O tempo é de reconstrução e de esperança. Este é um incentivo para reagirem bem. O Município estará, como sempre esteve, junto de todos para reduzir ao mínimo essas perdas.
Um agradecimento aos Munícipes pela sua solidariedade na ajuda e no apoio ao combate aos incêndios. Vi por todo o lado por onde andei ao longo destes dias, abnegação e entrega incansáveis. Devemos estar reconhecidos.

3 – Para finalizar uma palavra muito pessoal e próxima, de amizade, de apoio, de total solidariedade, para com os meus colegas presidentes de câmara atingidos por esta tragédia. Os tempos são difíceis e de reconstrução. A dor das Famílias afetadas pela catástrofe também os atinge a eles. Sei bem. Desejo muita coragem para que desempenhem melhor que nunca e com muito sucesso as suas missões.

Sertã, 21 de junho de 2017.