Inaugurações iniciaram atividades natalícias

Slide-InaugNatal2017   A 1 de dezembro, a Alameda da Carvalha, na Sertã foi palco da inauguração da "Floresta da Esperança", com pompa e circunstância: cerca de 40 pinheiros de natal enfeitados a preceito pelas associações do Concelho estarão ali expostos até 7 de janeiro de 2018, sendo alvo de votação a partir de 7 de dezembro no Facebook. Haverá prémios para os cinco melhores pinheiros. A "Floresta da Esperança" simboliza a dedicação, o árduo trabalho, empenho e abnegação dos Bombeiros na defesa de pessoas, floresta e bens. A iniciativa aproxima floresta e associações que, num futuro bem próximo, poderão ter um papel ativo na sua defesa e preservação. "É uma homenagem sentida aos Bombeiros do Concelho, Associações e a todos os Bombeiros de Portugal", sublinhou José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã.

A "Floresta da Esperança" foi inaugurada por José Farinha Nunes e por elementos da direcção e comando das duas corporações de bombeiros do Concelho da Sertã. Contou com a participação da Filarmónica União Sertaginense.

Seguiu-se a abertura da exposição "(Re)Descobrir um Século de Metrologia", patente na Casa da Cultura da Sertã até 30 de dezembro, que conta através de diversos objectos a história da Metrologia no Concelho da Sertã: medidas de volumes secos e líquidos, medidas de comprimento, pesos, tremonha, balanças de precisão, livros e publicações antigas, padrões e instrumentos variados do Aferidor.

A 2 de dezembro, cerca das 17h30m, a arruada dos Tambores de Casal da Madalena pela Rua Serpa Pinto, Rua Cândido dos Reis e Avenida Gonçalo Rodrigues Caldeira, deu o mote para a inauguração da iluminação de Natal na Vila da Sertã. Com direito a contagem decrescente, a iluminação foi ligada por José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã e por utentes da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) da Sertã, junto ao presépio, que pode ser visitado junto à Casa da Cultura da Sertã. A iluminação de natal que decora a vila, elaborada com tecnologia LED, "acentua o espírito natalício e é mais um cartão de visita e um incentivo ao comércio tradicional na Vila e no Concelho", referiu José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã.

Ao longo do mês de dezembro são várias as atividades no âmbito da quinta edição da "Sertã, Terra do Pinheiro de Natal". Além do concurso "O Melhor Pinheiro de Natal", em parceria com a APROSER, está também a decorrer o concurso "Natal no Comércio Tradicional" nos estabelecimentos comerciais do Concelho da Sertã. Ambos os concursos resultam da parceria da Câmara Municipal da Sertã com a APROSER. Estão agendados concertos, ateliês, teatro e mercado de Produtos da Terra de Natal, entre muitas outras atividades.

"Sertã, Terra do Pinheiro de Natal – Floresta da Esperança"

Até 30 de dezembro
Feira do Livro de Natal e Exposição de Bonecas de Érica Brito, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

16 de dezembro
21H - "Concerto de Natal", do Conservatório de Música de Coimbra - Pólo da Sertã, na Casa da Cultura da Sertã21h00m

17 de dezembro
9H - "Passeio de Pais Natal Solidário", organizado pelo Vespa Clube da Sertã, concentração na Casa da Cultura da Sertã

16H - "Concerto de Natal", com o Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube, Igreja da Misericórdia da Sertã

19 de dezembro
14H30M - Ateliê artístico "Enfeites de Natal", na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes
14H30M - Workshop de Latoaria (para crianças), no NUMOAS – Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã
18H30m - Workshop de Latoaria (para adultos), no NUMOAS – Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã

20 de dezembro
14H30m - Workshop de Cerâmica (para crianças), no NUMOAS – Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã

21 de dezembro
14H30m - Ateliê de culinária "Bolo Rainha", na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes,
18H - "Concerto de Encerramento", do 3º. Curso de Instrumentistas de Sopro, Acordeão e Percussão, do Conservatório de Música de Coimbra - Pólo da Sertã, na Casa da Cultura da Sertã
18H30M - Workshop String Art (para adultos), no NUMOAS – Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã

22 de dezembro
14H30M - Workshop de Cestaria (para crianças), no NUMOAS – Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã
18H30M - Workshop de Cestaria (para adultos), no NUMOAS – Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã

23 e 24 de dezembro
Mercado "Produtos da Terra - Natal", na Alameda da Carvalha – Sertã: sábado das 9H às 18H e domingo das 9H às 12H

23 de dezembro
10H - Workshop String Art (para crianças), no NUMOAS – Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã
15H - Workshop String Art (para crianças), no NUMOAS – Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã

23 de dezembro
14H às 18H - Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes:

Feira do Livro
Oferta de sonhos e chá
Hora do Conto
Oficina criativa de Natal
Sessão de cinema de Natal

16H - Teatro "Casa de Chocolate", na Casa da Cultura da Sertã
19H - "Concerto de Natal", com a Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense, na Igreja Matriz de Pedrógão Pequeno

30 de dezembro
15H30M - "Hora do Conto", na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (a partir dos 5 anos)

7 de janeiro de 2018
16H - "Concerto de Reis", com o Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube, Coro da Paróquia da Sertã e Coro Infanto-Juvenil da Paróquia da Sertã, na Igreja Matriz da Sertã.