Presidente da Câmara deu as boas-vindas a alunos do programa Erasmus+

Slide-Not-Erasmus   O auditório da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais acolheu no passado dia 12 de março, a sessão inaugural do projecto "Reading Without Borders" (Ler Sem Fronteiras), no âmbito do programa Erasmus+ de que o Instituto Vaz Serra faz parte, juntamente com escolas da Bulgária, Roménia, Irlanda, Grécia, Turquia, Letónia e Itália.

Estiveram presentes alunos dos oito países europeus participantes, que estarão uma semana em Portugal para contactar de perto com a realidade do país, participando em experiências e actividades centradas na leitura, com objetivo de incutir hábitos de leitura a miúdos e graúdos e de alargar horizontes.

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, deu as boas-vindas aos alunos e professores dos países participantes e, referindo-se ao programa Erasmus+, dizendo que "o Programa Erasmus+ tem esta magia de colocar em contacto e em estreita ligação alunos de todas as nações europeias" e sublinhou a importância de "viajar e visitar novos mundos que (...) será uma enorme vantagem para todos e provavelmente a experiência mais estimulante e gratificante para pessoas com a vossa idade". Referindo-se à História de Portugal, o autarca sublinhou que "os alunos portugueses terão oportunidade de explicar aos colegas que os visitam, essa parte importante da nossa história, (...) os Descobrimentos, uma das epopeias da Humanidade". No final, deixou votos para que a troca de experiências seja rica e que um dia regressem a Portugal e ao Concelho da Sertã.

A sessão contou também com as presenças de Filomena Bernardo, Presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Carlos Miranda, Diretor do Instituto Vaz Serra, e Rada Matanova, Professora Coordenadora do Projeto.