A sessão de inauguração do novo Centro de Recursos Municipais de Cernache do Bonjardim decorreu ao final da tarde do passado dia 5 de janeiro, no piso inferior do Atelier Túllio Victorino. Perante uma sala repleta de convidados e de muitos habitantes locais, o presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, apresentou o novo Centro de Recursos como um "esforço de aproximação dos serviços municipais à população, embora de forma racional". |
Esta "lógica de descentralização", segundo as palavras de Carlos Miranda, "vem beneficiar não apenas a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, mas todas as freguesias situadas na zona ocidental do concelho da Sertã".
Depois de historiar as fases deste projeto, que teve o seu início com a recente assinatura do protocolo de valorização do pintor Túllio Victorino e que terá o seu epílogo com a futura instalação de um espaço museológico dedicado a este artista, o autarca elencou "algumas das dezenas de serviços que estarão disponíveis a partir de agora neste espaço", a maioria dos quais eram apenas acessíveis no edifício dos Paços do Concelho da Sertã, mais precisamente no Gabinete de Atendimento Integrado ao Munícipe (agora rebatizado de Balcão de Atendimento Único - BAU). Por exemplo, "quem quiser pagar a fatura da água já não tem de se deslocar propositadamente à Sertã, podendo faze-lo neste novo centro", explicou o edil.
Carlos Miranda falou também dos outros serviços que ficarão disponíveis neste espaço, designadamente o polo da Biblioteca Municipal da Sertã, o posto de informação turística e o núcleo de artesanato. "Queremos transformar este local no verdadeiro centro cultural de Cernache do Bonjardim", disse o presidente da Câmara da Sertã, prometendo a "dinamização cultural deste espaço através da realização de várias atividades" e convidando "toda a população a utilizá-lo como um local de fruição. Este é um espaço de pessoas para pessoas", rematou.