Concertos - Sertã Espírito de Natal

Concerto
Concertos - Sertã Espírito de Natal
Última data: domingo, 11 de dezembro de 2022 15:00
Local: Vários locais do concelho
Todas as datas
  • quinta, 10 de novembro de 2022 16:00
  • quinta, 1 de dezembro de 2022 15:00
  • domingo, 4 de dezembro de 2022 15:00
  • quinta, 8 de dezembro de 2022 17:00
  • domingo, 11 de dezembro de 2022 15:00

A 1 de dezembro inicia-se a programação "Sertã Espírito de Natal" promovida pelo Município da Sertã que, entre outras atividades, apresenta uma diversificada programação musical.


A Igreja Paroquial do Troviscal vai ser o palco do concerto dos Professores do Pólo Artístico da Sertã do Conservatório de Música de Coimbra já no dia 1 de dezembro, às 15 horas. Trata-se de um concerto eclético e diversificado, abordando vários períodos da história da música. Nesta viagem do barroco ao jazz, poderá ser ouvida música para instrumento solo, duos e quartetos, contemplando a sonoridade do piano, da flauta transversal, da flauta de bisel, do clarinete, da trompa e do saxofone. Este concerto trata-se de um apontamento musical modesto e despretensioso, mas ao mesmo tempo, pela diversidade de temas abordados e adaptações dos originais às sonoridades do presente, pretende inspirar o ouvinte na descoberta de novas composições e enquadramentos musicais.


Segue-se, a 4 de dezembro, o concerto do Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã, às 15 horas na Igreja Paroquial Nossa Senhora da Assunção, no Castelo. Sob a orientação de Pedro Bargão, este grupo é constituído por 13 elementos seniores com um reportório de música tradicional, intervenção e natalícia. A temática natalícia é a tónica dominante do alinhamento deste concerto que inclui diversos temas como "Natal de Évora", "Natal de Linhares", "Barcarola de Natal", "Então é Natal", entre outros.


A Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim vai ser o palco do concerto de "Coimbra Gospel Choir" a 8 de dezembro, às 17 horas. Dirigido pelo Maestro Nuno Mendes, o grupo iniciou a sua atividade em 2021 e conta com mais de uma centena de concertos realizados em Portugal. O concerto de 8 de dezembro apresentará um reportório variado contemplando temas natalícios, de onde se destacam "Noite Feliz", "Santa Claus is coming to Town", "Oh Happy Day", "Hossana", entre outros.
A Igreja Paroquial do Figueiredo recebe a 10 de dezembro, a partir das 16 horas, o concerto da Tuna da Academia Sénior da Sertã. Fundada em 2015 no seio da Academia Sénior da Sertã, a tuna conta atualmente com 35 tunos e, sob a orientação da Professora Sílvia Sousa Mendes, cantam e tocam instrumentos diversos como o cavaquinho, guitarra clássica, bombo, adufe, pandeireta, triangulo, etc. Neste concerto apresentarão temas tradicionais e natalícios como "Alegrem-se os céus e aterra", " Natal de Elvas", "Natal de Évora" e "Da serra veio um pastor", entre outros.

 

A 11 de dezembro, a Igreja Paroquial da Cumeada, acolhe às 15 horas o concerto do Grupo Instrumental do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã. Fundado em 1994, o grupo é atualmente composto por 12 músicos, que interpretam Música Tradicional Portuguesa tocando instrumentos tradicionais como o bandolim, bandola, viola, acordeão, clarinete e percussão. Dirigido pelo Maestro Carlos Salvado, o grupo irá tocar temas tradicionais e natalícios como "Barcarola de Natal", "Natal da Beira", "Natal de Elvas", "A Fisga/Postal dos Correios", "Amazing Grace", entre outros. A entrada é livre, sujeita à lotação dos espaços.


O leque de concertos de "Sertã Espírito de Natal" avança pela segunda quinzena de dezembro com a Audição de Natal do Polo Artístico da Sertã do Conservatório de Música de Coimbra (17 de dezembro,18 h, Casa da Cultura da Sertã, entrada gratuita mediante apresentação de bilhete), Brass Fusion (animação pelas artérias da vila da Sertã, 17 de dezembro), "Ar d'Corda Quartet"(18 de dezembro, 16h, Edifício da Junta de Freguesia da Várzea dos Cavaleiros), Coro Infanto-Juvenil da Paróquia da Sertã, Coro Paroquial da Paróquia da Sertã e Grupo de Jovens "Dar +" (18 de dezembro, 17h, Igreja Matriz da Sertã), Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense (18 de dezembro, 18h, Pedrogão Pequeno), Chuck Wansley & Marco Figueiredo (23 de dezembro, 21h, Cineteatro Tasso do Clube da Sertã), Paloma Del Pillar e Marco Figueiredo (24 de dezembro, 16h, Igreja Paroquial do Cabeçudo).


A 31 de dezembro, a Alameda da Carvalha, na Sertã, vai ser palco da Passagem de Ano 2022/2023 cujo cartaz garante uma entrada em grande no novo ano. A partir das 21h30m, Frankie and the Guitar Men ft. Dj Bothas abrem as hostes musicais, seguindo-se Paloma & Amigos (22h30). À meia-noite haverá o Espetáculo Pirotécnico que assinalará a entrada em 2023. Segue-se a atuação dos Red (0h15) e os festejos encerram ao som do Dj Uto (Francis).


A 7 de janeiro de 2023, a Igreja Matriz da Várzea dos Cavaleiros acolhe o Concerto de Reis da Filarmónica União Sertaginense, às 18 horas. No dia seguinte, 8 de janeiro, a programação Sertã Espírito de Natal encerra com o X Concerto Itinerante do Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube, às 15 horas, na Igreja Paroquial do Carvalhal.

A iniciativa "Sertã Espírito de Natal" é promovida pelo Município da Sertã para celebrar a quadra natalícia. Apresenta concertos, concursos, teatro, cinema, ateliês, atividades literárias, Mercado Produtos da Terra "Espírito de Natal" e Passagem de Ano. Consulte a programação completa aqui: https://cm-serta.pt/lista-eventos/1135-serta-espirito-de-natal 

 

 

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies