Maratona da Leitura

Cultura
Maratona da Leitura
Última data: sábado, 8 de julho de 2023
Local: vários locais do concelho da Sertã
Todas as datas
  • De quinta, 6 de julho de 2023 a sábado, 8 de julho de 2023

Mia Couto, Gonçalo M. Tavares, Ana Margarida Carvalho, Ana Galvão e o cão mais famoso de Portugal Bruno Aleixo (dupla João Moreira e Pedro Santo) são alguns dos mais de 70 convidados que marcarão presença na edição de 2023 da Maratona de Leitura, a realizar no concelho da Sertã, entre os dias 6 e 8 de julho. O tema deste ano é o Imaginário.


"Está tudo preparado para a 11.ª edição daquele que é já um dos maiores festivais literários da região Centro. A Maratona de Leitura é um evento especial para o concelho da Sertã, não apenas porque leva a cultura a todo o território mas sobretudo por se afirmar como uma das nossas principais marcas a nível nacional", sublinhou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã. Carlos Miranda mostra-se "muito confiante no programa desta edição da Maratona de Leitura" e acredita que "poderemos bater os recordes alcançados em 2022, designadamente ao nível da adesão de público".

"O concelho da Sertã já não passa sem a sua Maratona de Leitura e estamos cientes de que o impulso que lhe tem vindo a ser dado nestes últimos anos colocará este festival na rota dos principais certames literários nacionais e, quiçá, internacionais. Estamos empenhados nesse objetivo", acrescentou o autarca.


A Maratona de Leitura, organizada pelo Município da Sertã através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, apresenta-se com o seu ADN habitual, estando previstas diversas atividades, nomeadamente encontros com escritores, workshops e oficinas, espetáculos e performances centrados na leitura, passeios pedestres diurnos e noturnos, feira do livro, exposições, sessões temáticas, passeios literários de barco, as tradicionais Festas na Aldeia e as icónicas 24 horas a ler.
O programa desta 11.ª edição está praticamente fechado e o cartaz de convidados inclui alguns dos principais nomes da literatura portuguesa, de áreas tão díspares como o romance, a ficção ou a poesia. Marcarão ainda presença vários artistas, músicos e performers.


No lote de espetáculos, os grandes destaques vão para as atuações dos projetos Poetry Ensemble e Stand Up Poetry, na noite do dia 8 de julho, ou para o espetáculo «Terra Encantada» (6 de julho), em que os músicos Miguel Calhaz e Marco Figueiredo criarão ao vivo uma banda sonora imaginária para três curtas-metragens do conhecido realizador Silvino Santos, entre os quais o filme de 1929 «Sernache do Bom Jardim» (nunca exibido numa sala de cinema).
O Imaginário será o tema deste ano da Maratona de Leitura e a maioria das atividades refletirá sobre esta temática. O próprio cartaz, da autoria da ilustradora sertaginense Margarida Girão, faz a sua evocação.


Toda a programação deste ano pode ser consultada no site www.maratonadeleitura.pt  e nas redes sociais (Facebook e Instagram).

 

 

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies