As portas do Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã abrem já no próximo dia 18 de julho, na Alameda da Carvalha, e ao atravessá-las será "possível descobrir toda a gastronomia da nossa região, onde o maranho é rei, assim como as nossas tradições, usos e costumes", frisou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, que lembrou ainda "o excelente programa musical e cultural desta 12.ª edição".
Se quem vem ao Festival de Gastronomia sabe que "pode contar com as melhores iguarias locais, a experiência só ficará completa se ficar a conhecer a nossa herança cultural e aquilo que é distintivo, em termos identitários, no concelho da Sertã. E para isso o Pátio das Freguesias é um local de visita obrigatória no recinto do festival", sublinhou Carlos Miranda.
À semelhança do que sucedeu nas edições anteriores e "do sucesso obtido", o Pátio das Freguesias está de regresso com áreas renovadas e muitas novidades. "O espaço é uma mostra do melhor que temos no concelho e contamos sempre com o apoio das nossas Juntas de Freguesia e associações locais, bem como outros agentes locais, em momentos únicos de afirmação da nossa cultura e identidade", notou o edil.
O Pátio das Freguesias apresenta um programa bastante vasto entre os dias 18 e 21 de julho. No dia 18 de julho, será possível, por exemplo, assistir à atuação do Grupo de Cavaquinhos da Sertã (20h), ao passo que no dia seguinte a oferta é variada: showcooking com Joana Barrios (12h); construção de vassouras de mato à moda antiga e showcooking de merendas doces (ambos às 17h); apresentação do projeto «Água é Vida» (18h30); apresentação dos vinhos do concelho (18h45), demonstração do Centro de Karaté Shotokan da Sertã (19h); atuações da Tuna da Academia Sénior da Sertã (19h30), da Tun'AES (20h) e do Rancho Infantil da EB1 da Sertã e do Rancho Infantil da ESNSM de Cernache do Bonjardim (a partir das 20h30).
Por seu lado, no dia 20 de julho, o programa arranca com uma recriação da descamisada de milho (11h), seguindo-se um showcooking com o chef Fábio Bernardino (12h). Na parte da tarde temos a apresentação do projeto da aldeia da Macieira, «História do Coração Verde de Portugal» (16h); a demonstração de cestaria e a degustação de filhós de rama (17h); a invocação das Tradições das Festas Populares de algumas aldeias da freguesia da Várzea dos Cavaleiros (18h); a apresentação do filme «Pedrógão Pequeno – Natureza em Grande» (18h45); a divulgação do Congresso Mundial de Turismo Interior (19h); a demonstração do Centro de Karaté Shotokan da Sertã (19h); a apresentação do Guia dos Espaços Museológicos do Concelho da Sertã (19h35) e a atuação da Escola de Acordeão da Sertã (20h).
Para o último dia do festival, o programa do Pátio das Freguesias tem agendada, a partir das 10 horas, a entrega de prémios da Mini Maratona Ente Vilas. Segue-se o showcooking «Sopas de Entrudo» (12h), bem como uma sessão de esclarecimento sobre o BUPI (14h30); a atuação do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, do Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Cernache do Bonjardim e do Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim (a partir das 15h); a degustação «Às voltas com o Maranho» (17h); a entrega dos prémios do Concurso Gastronómico «Tradições de Celinda» (17h45); uma recriação de tanoaria (18h); a Oficina de Sabão (19h); e as degustações de Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim e de javali à moda dos Caçadores da Zona do Pinhal (20h).
O programa do Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã apresenta ainda um extenso cartaz cultural e musical, com destaque para as atuações do projeto «Canta-me como Foi», composto por Paloma del Pillar e Soraia Farinha, e d'Os Quatro e Meia (18 de julho); Marauders, Wakadelics e Táxi (19 de julho); Lika, Super Mars e Slow J (20 de julho); Gisela João e um concerto da Filarmónica União Sertaginense com o cantor Manuel Antunes (21 de julho). A encerrar as noites existirão sempre atuações de dj's.