O Mercado "Produtos da Terra" está de volta à Alameda da Carvalha, na Sertã, para mais 11 edições dedicadas à tradição, cultura e sazonalidade dos produtos endógenos e regionais. A primeira edição acontece a 25 de janeiro, das 9 às 17 horas, e traz o Azeite como produto em destaque.
Conhecido como "Ouro Líquido", o azeite é um produto amplamente apreciado na cultura, cozinha e tradição portuguesas. Da apanha da azeitona à produção do azeite, este processo é uma herança cultural passada de geração em geração e que, mesmo que se vá esmorecendo de ano para ano, ou que adquira novas técnicas, formas e procedimentos, mantêm-se viva e em prática.
No concelho da Sertã, esta tradição continua a perpetuar uma memória coletiva e a alma de toda uma população, revelando-se até, muitas vezes, como um momento de encontro e união familiar. Com vários produtores locais, com produção essencialmente para consumo próprio, conta com três marcas de azeite certificado: Aldeia Cimeira, Casa Santinha e Zangaria.
Assente numa lógica de proximidade entre cidadão e produtores regionais, no Mercado Produtos da Terra é possível encontrar, para além do Azeite, uma montra do melhor que se faz na região, do artesanato à doçaria, passando pelos hortofrutícolas diretamente do produtor, aos queijos e enchidos, entre outros. Com realização mensal habitualmente ao terceiro domingo de cada mês, em janeiro realiza-se excecionalmente no quarto domingo, em virtude de se realizarem as Eleições Presidenciais a 18 de janeiro. Após a edição de 25 de janeiro, os Produtos da Terra regressam nas seguintes datas:
15 de fevereiro – Queijos e Enchidos
15 de março – Flores e Sementeiras
19 de abril – Doçaria Tradicional
17 de maio – Artesanato
21 de junho – Frutas e Legumes
16 de agosto – Mel
20 de setembro – Vinho, Aguardente e Licores
18 de outubro – Castanhas e Frutos Secos
15 de novembro – Bolos de Todos os Santos
19 e 20 de dezembro – Espírito de Natal