Café-Concerto "Interculturalidade"

Concerto
Café-Concerto
Data: sábado, 5 de novembro de 2016 17:00
Local: Capela do Convento de Santo António

A Capela do Convento de Santo António, na Sertã, vai ser palco de um Café-concerto, no próximo sábado, 5 de novembro, a partir das 17 horas. Promovido conjuntamente pela Câmara Municipal da Sertã e pela Orquestra Clássica do Centro, este Café-concerto intitula-se "Interculturalidade".

 

A Orquestra Clássica do Centro, designada inicialmente por Orquestra de Câmara de Coimbra, apresentou-se pela primeira vez, enquanto orquestra profissional em dezembro de 2001, com 25 elementos. Atualmente é constituída por 32 elementos e do seu historial destacam-se os concertos no âmbito do projeto Mo(nu)mentos Musicais (2003) e o alargamento da sua atividade a municípios e distritos mais diferenciados. Tem vindo a multiplicar a atuação de formações de câmara (trios, quartetos e quintetos, entre outras), disponibilizando um leque variado de programas/repertórios, em função das circunstâncias/local dos eventos.

 

A Orquestra Clássica do Centro (OCC), que comemora em 2016 o seu 15.º aniversário, tem tido a internacionalização como uma das suas prioridades, traduzindo-se na escolha do seu reportório, nas atividades de cooperação que promove, para além das atividades artísticas entendidas como instrumentos de inclusão social e desenvolvimento das pessoas e dos povos. Com Cabo Verde, um dos mais singulares países da CPLP, a OCC tem protagonizado uma verdadeira diplomacia cultural.  O seu mais recente trabalho discográfico resulta da colaboração com o Ministério da Cultura de Cabo Verde.  “Viagens no imaginário da Morna” (Journeys through the imaginary world of Morna) -  é o título do CD inspirado em temas populares ou tradicionais como a morna ou o fado, sendo estes apresentados numa abordagem “ erudita”.

 

O Café-Concerto tem como objetivo promover este trabalho discográfico e abordar o tema da interculturalidade. Têm vindo a ser construídas pontes culturais com Cabo Verde que fazem sentir que "mais é o que nos une do que aquilo que nos separa". O espetáculo contará com convidados especiais, a projeção de um documentário que versa sobre as digressões a Cabo Verde e música interpretada por um grupo de Câmara da OCC. Serão apresentadas obras pertencentes ao espólio universal de música clássica, incluindo obras de Vasco Martins transcritas para quarteto de cordas.

 

 

Mapa


 

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies