Dia Mundial do Rim

Saúde
Dia Mundial do Rim
Data: quinta, 14 de março de 2019 11:00
Local: Casa da Cultura da Sertã

A 14 de março, a Casa da Cultura da Sertã irá acolher diversos rastreios gratuitos, por ocasião do Dia Mundial do Rim. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Renal Portuguesa (FRP) com o apoio da Câmara Municipal da Sertã, que visa alertar para os fatores de risco para a doença renal crónica, nos quais se inclui a diabetes, a hipertensão e o excesso de peso. Pretende incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis (boa hidratação, exercício físico, dieta saudável, evitar o tabaco, reduzir o consumo de sal e açúcar) com vista a prevenir a doença renal crónica.

Entre as 11 e as 13 horas e entre as 14 e as 17 horas, a população poderá realizar rastreios gratuitos (Tensão Arterial, Glicémia, Altura, Peso, Perímetro Abdominal e Índice de Massa Corporal) e receber conselhos que visem minimizar os fatores de risco para a doença renal crónica e, portanto, preveni-la.

Trata-se de uma campanha global de consciencialização sobre a saúde com foco na importância dos rins e na redução da frequência e impacto da doença renal e dos seus problemas de saúde associados em todo o mundo. A campanha de 2019 é focada no peso da doença renal na população, a necessidade do acesso aos cuidados de saúde e a importância da prevenção, com o tema: “Saúde Renal para Todos em Qualquer Lugar”.

Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo apresentem doenças renais de variadas causas. Tanto a doença renal crónica como a lesão renal aguda contribuem para o aumento significativo da morbilidade e mortalidade e surgem maioritariamente nos grupos de maior risco que incluem doentes com diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças autoimunes ou história familiar de doenças renais. Em Portugal, a prevalência de doentes sob tratamento substitutivo da função renal tem vindo a aumentar anualmente e a incidência de doentes em diálise é das mais elevadas da Europa.

O objetivo final é promover a saúde da população, garantindo o acesso aos cuidados de saúde e incentivando a medidas e práticas que mantenham e melhorem a saúde renal. A iniciativa é organizada pela Fundação Renal Portuguesa, em parceria com a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) e com o apoio da Câmara Municipal da Sertã e da Escola Superior de Saúde de Portalegre (ESSP).

 

 

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies