ANACOM reuniu com autarcas na Sertã - apresentação do estudo da qualidade do serviço de redes móveis

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Sld-ANACOMSrt   Na passada quarta-feira, dia 27 de abril, decorreu no Edifício dos Paços do Concelho a reunião da ANACOM com autarcas, para apresentar um estudo sobre a qualidade de serviço das redes móveis no concelho da Sertã e debater a qualidade das comunicações. Estiveram presentes Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Rui Antunes, Vice-Presidente, e representantes de todas as juntas e uniões de freguesia do concelho. João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM, esteve acompanhado por Patrícia Silva Gonçalves, Administradora, e pelos directores Vitor Rabuge e Ilda Matos.

 

O estudo apresentado baseou-se em medições de testes realizados no concelho da Sertã, nos meses de setembro e outbro de 2021 e janeiro de 2022, que tiveram por objetivo avaliar o desempenho das comunicações móveis das operadoras MEO, NOS e Vodafone.
No que diz respeito à cobertura, no global, em 9% dos valores registados a qualidade é "Inexistente" ou "Muito Má" ou "Má" (a contribuição para este valor por operador é de: 33% no caso da NOS, 33% no caso da MEO, e em 22% no caso da Vodafone). Nos níveis opostos, "Boa" e "Muito Boa", a Vodafone regista 46%, a MEO regista 41%, e a NOS regista 29%.
Em algumas localidades do concelho da Sertã, dois ou mais operadores não asseguram qualquer cobertura, ou mesmo que assegurem cobertua a qualidade da mesma é considerada Inexistente/Muito Má/Má. É o caso de Almegue, Casal do Moinho, Portela de Oliveira e Sambado
Os autarcas não se mostraram surpreendidos com os resultados dos testes, no entanto manifestaram preocupação com as falhas de cobertura de rede móvel verificadas em algumas partes do território de algumas freguesias, assim como problemas no que diz respeito à fibra óptica.
O Presidente da ANACOM indicou algumas medidas previstas que poderão resolver situação. Mencionou as condições do leilão 5G e a decorrente obrigatoriedade de cobertura: em freguesias de baixa densidade 75% da população deverá ter internet com velocidade de 100Mbps até 2023, sendo que em 2025 a obrigação de cobertura vai até aos 90% da população. Em termos de soluções, João Cadete de Matos apontou as possibilidades de internet por satélite e roaming nacional. Neste último caso, numa situação em que o utilizador não tem sinal do seu operador, o equipamento permitiria ligar-se a outro operador com cobertura. Caso seja implementado o roaming nacional e, baseando-se no estudo apresentado, João Cadete de Matos referiu que "a qualidade mudava enormemente. Zonas que hoje não têm cobertura de um operador e têm de outro, se conjugássemos as redes dos três operadores, em 96% dos casos seria possível ter ligações de acesso para chamadas e para acesso à internet."
Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu que a Sertã é um dos primeiros concelhos do País a ser alvo deste estudo e frisou a importância das comunicações. "São as auto-estradas da economia global". Enalteceu a presença de representantes de todas as freguesias do concelho da Sertã e referiu que o "estudo dá uma imagem muito nítida da situação do nosso concelho em termos de comunicações." O autarca mostrou-se satisfeito com a reunião, referindo existir "alinhamento entre a nossa vontade, e o que é muito importante para o território, com a posição da ANACOM e também o alinhamento com a posição do governo, que está determinado em fazer que os processos de comunicação mais avançados cheguem com uma enorme cobertura ao interior do país".

 


No que diz respeito à banda larga, na reunião foi também apresentado o mapa que revelou as zonas brancas existentes nas freguesias do concelho da Sertã. Patrícia Silva Gonçalves, administradora da ANACOM, referiu a consulta pública realizada pela ANACOM, que culminará no lançamento de concurso com o objetivo de fazer chegar a fibra óptica a todo o país. Neste âmbito, destacou a elevada participação quer da Câmara Municipal da Sertã, das juntas de freguesia, da CIM Médio Tejo, assim como particulares, enviaram os seus contributos. Está prevista para este ano a abertura do concurso que visa a instalação de fibra óptica com recursos a financiamentos comunitários.

 

Síntese do estudo:


(fonte: ANACOM)

Apresentação dos resultados do estudo de qualidade de serviço na Sertã
A apresentação dos resultados do estudo de qualidade de serviço na Sertã foi feita por Vítor Rabuge, Diretor Geral de Supervisão da ANACOM. O trabalho de campo decorreu entre 27 de setembro a 8 de outubro de 2021 e de 25 de janeiro a 27 de janeiro de 2022. No total foram percorridos cerca de 525 quilómetros e realizadas 2406 chamadas de voz, 591 testes de velocidade de ligação à Internet e mais de 188 mil registos de sinal rádio.
Neste estudo, solicitado pelo Município da Sertã à ANACOM, foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:
• cobertura das redes – disponibilidade das redes radioelétricas 2G, 3G e 4G (sinal de rede);
• serviço de voz – acessibilidade do serviço telefónico móvel;
• serviços de dados – acesso ao serviço de Internet móvel.

 

Principais resultados dos testes realizados pela ANACOM
Os resultados mostram que:
• Em relação à qualidade da cobertura, no global, em 9% dos valores registados a qualidade é "Inexistente" ou "Muito Má" ou "Má" (a contribuição para este valor por operador é de: 33% no caso da NOS, 33% no caso da MEO, e em 22% no caso da Vodafone). Nos níveis opostos, "Boa" e "Muito Boa", a Vodafone regista 46%, a MEO regista 41%, e a NOS regista 29%.
• No serviço de voz, os desempenhos apresentam resultados quanto à acessibilidade (estabelecimento de chamada) de 88%, para a MEO; 91% para a NOS; e 97% para a Vodafone. Assim, em termos globais, não foi possível estabelecer chamadas de voz em 8% das tentativas de chamada. E nos casos em que foi possível estabelecer chamadas, observou-se que em 5% deles não foi possível concluí-las com sucesso. O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se realizaram até ao fim) foi de 80% para a MEO, 89% para a NOS e de 93% para a Vodafone. Em termos globais, isto significa que, considerando as chamadas falhadas no estabelecimento e/ou durante a conversação, cerca de 13% das tentativas de chamadas de voz não foram concretizadas.
• No serviço de dados (Internet móvel), os resultados revelam algumas falhas, evidenciando que este serviço é fraco em alguns locais, com baixas velocidades de transferência de dados. A taxa de sucesso de testes de NET.mede (testes iniciados e concluídos) foi de 63% para MEO, 75% para a NOS e 84% para a Vodafone, ou seja, globalmente em 26% dos casos não foi possível concluir os testes de velocidade de Internet, normalmente devido a falta ou fraco de sinal de rede, ou a tecnologia de baixo débito binário (2G EDGE).
• As velocidades médias de transferência de dados em download e upload foram, respetivamente, de 18 e 6 Mbps, na MEO; 17 e 8 Mbps, na NOS; e 16 e 8 Mbps, na Vodafone; sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes.
Na tabela seguinte é indicada a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:

Tabela Serta QualidadeSinal

 

Caso já existissem acordos de roaming nacional em Portugal (permitindo que os clientes de qualquer um dos operadores se pudesse conectar à antena de outro operador quando a qualidade de sinal do seu operador não fosse aceitável), teríamos uma cobertura agregada de mais qualidade no Município de Sertã, como é evidenciado na figura abaixo.

 

Mapa Serta QualidadeSinal

Cobertura móvel agregada - contribuição de todos os operadores caso existisse roaming nacional

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