Marcas turísticas e trabalho em rede são soluções de futuro para o turismo em espaço rural

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Sld-IENTERSerta   A primeira edição do Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural decorreu na Sertã, entre os dias 10 e 11 de fevereiro. Organizada pela Associação de Hotéis Rurais de Portugal (AHRP), com o apoio do Município da Sertã, este encontro reuniu um grande leque de oradores das mais diversas áreas, que defenderam a criação de marcas turísticas ligadas ao território e a aposta num trabalho em rede entre entidades públicas e empresários enquanto soluções de futuro para o turismo em espaço rural. Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, foi um dos convidados neste encontro e durante a sua intervenção defendeu a "necessidade de estarmos alinhados no nosso pensamento e na nossa linha de ação", desafiando as várias entidades e empresários a partilharem "a mesma visão do território" e de serem "capazes de transmitir essa visão".

 

O autarca destacou a importância do trabalho em rede entre os vários agentes económicos e lembrou o trabalho que o Município da Sertã está, neste momento, a desenvolver na salvaguarda e valorização de vários produtos endógenos.
O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, esteve também presente neste encontro e reforçou a tónica do trabalho em rede: "Trabalhar em rede é essencial e temos de descobrir para todos os territórios estas redes que permitem tocar em vários pontos, em várias empresas, muitas vezes fora do setor do turismo para trazer aquilo que é importante – riqueza, crescimento da economia e bem-estar para as populações".
Luís Araújo sinalizou o rio Zêzere como o produto e marca estratégica para este território, lançando o repto aos municípios e empresários para "trabalharem na sua valorização e desenvolvimento".
Quem também destacou o papel do rio Zêzere e do território envolvente numa futura marca turística foi o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que na sua intervenção falou ainda dos apoios que se encontram disponíveis para apoiar o setor e anunciou para breve a apresentação da «Agenda para o Interior». Nuno Fazenda prometeu "mais recursos financeiros" para "os territórios menos desenvolvidos turisticamente e também para aquilo que são segmentos de procura importantes como o turismo de natureza, o enoturismo, o turismo literário, porque só assim poderemos diversificar" a oferta.
Já Pedro Machado, responsável máximo pela Entidade Regional Turismo do Centro, sublinhou que o maior desafio que se coloca ao turismo em espaço rural é o de "mudar a percepção da qualidade percebida sobre aquilo que podemos encontrar" nestes territórios rurais, pois "não existem territórios predestinados para a atividade turística de primeira linha". "É preciso acabar com este mito" e asseverar que "rural é bom, interior é bom", defendeu Pedro Machado.
No Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural foram ainda debatidos outros temas como a sustentabilidade do território, a animação turística e os eventos, o marketing digital, projetos de investimento e fundos europeus, a tradição e inovação na gastronomia, otimização de recursos e melhoria dos serviços, formação profissional e as novas tendências da alimentação. Entre os muitos oradores convidados destacaram-se as presenças de António Lacerda, diretor executivo da Agência Regional de Promoção Turística do Turismo do Alentejo; Luís Pedro Martins, Presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte; Anabela Bento, Business Line Manager das Smart Cities & Sustentabilidade no ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade; António Marques Vidal, presidente da direção da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos; Marta Salvador, coordenadora de inovação no NEST Portugal, Centro de Inovação do Turismo em Portugal; dos chefs José Júlio Vintém e Luís Lavrador; Beatriz Casais, docente da Universidade do Minho; Cristóvão Monteiro, presidente do CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial; Miguel Pombeiro, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo; José Luís Marques, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; e Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição.
Após a sessão de encerramento, Cândido Mendes, presidente da AHRP, fez um "balanço extremamente positivo" deste encontro, sublinhando "a qualidade dos oradores presentes e dos temas trazidos a debate". Foi "uma importante jornada de reflexão, sobretudo num momento em que o turismo em espaço rural atravessa um período de grande vitalidade", acrescentou.
"Tudo aquilo que foi aqui discutido durante estes dois dias deve capacitar-nos a adquirir novas competências para responder e corresponder às expetativas legítimas de um novo perfil de consumidores que nos começou a descobrir recentemente", concluiu Cândido Mendes.

 

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