![]() |
A 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Água, efeméride que o Município da Sertã assinala anualmente em várias vertentes. Este ano, a autarquia sertaginense volta a associar-se aos movimentos H2OFF e Hora do Planeta.
Promovido pela WWF, a Hora do Planeta é uma iniciativa global que mobiliza mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 190 países como tomada de posição contra as alterações climáticas. Assim, a 22 de março, o Município da Sertã irá desligar durante 60 minutos (entre as 20h30 e as 21h30) a iluminação do Edifício dos Paços do Concelho, da Ponte Viária da Carvalha e da Ponte Filipina, na Sertã, estendendo a iniciativa à participação de todos e convidando a população a desligar as luzes no referido horário. |
O movimento H2OFF é promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas e consiste em desafiar a população a fechar a torneira durante uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22 e as 23 horas do dia 22 de março, num gesto deliberado e consciente.
As comemorações do Dia Mundial da Água vão estender-se à comunidade escolar do concelho da Sertã, na semana de 24 a 28 de março, com ações de sensibilização destinadas às crianças do concelho, jogos e quizzs com questões acerca da temática, que serão premiados com brindes relacionados com a efeméride. No dia 28 de março, a EPAL – Grupo Águas de Portugal associa-se às celebrações com ações de sensibilização conjuntas com o Município da Sertã nas escolas.
"Nunca é de mais sensibilizar para o uso racional da Água" refere Rui Antunes, vice-presidente e vereador do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Sertã, sublinhando que "todos devemos ter um papel ativo no uso racional da água". O autarca recorda nove medidas de uso eficiente e racional da água que todos devem adoptar no dia-a-dia e que farão a diferença:
1. Reutilize sempre que puder;
2. Tome duches rápidos;
3. Não deixe a água a correr enquanto lava as mãos, os dentes ou faz a barba;
4. Faça meia-descarga do autoclismo;
5. Use as máquinas de lavar roupa e louça com a carga máxima;
6. Repare fugas na canalização;
7. Não desperdice água durante a rega;
8. Não lave o carro com a mangueira;
9. Utilize um balde com água (em vez de mangueira) para lavar o terraço ou varanda.
Estabelecido em 1992 pela ONU durante o Rio-92 - Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, o Dia Mundial da Água visa consciencializar a população para a importância deste recurso natural e para a urgência da sua gestão sustentável. Em 2025 a celebração é alusiva à preservação dos glaciares, que estão a derreter mais depressa do que nunca e, à medida que o planeta aquece, a área gelada tem vindo a diminuir, tornando o ciclo da água mais imprevisível, com todas as consequências daí decorrentes que afectam o planeta: alterações nos fluxos de água e degelo, inundações, secas, deslizamentos de terras e a subida do nível da água do mar.