Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã – Ponto de Situação – 12.02.2026

  • Imprimir
PC Pontodesitua sld  

Duas semanas após a passagem da tempestade Kristin pelo concelho da Sertã, muito foi feito mas há ainda muito trabalho para fazer no terreno, pelo que os briefings diários da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) da Sertã continuam a decorrer.

Ao final do dia de ontem, e durante o dia de hoje, a situação a requerer mais atenção continua a ser a reposição de energia elétrica. Passada a fase de socorro, e tendo o concelho da Sertã quase a totalidade dos seus postos de transformação abastecidos (seja por media tensão ou com recurso a gerador) o trabalho centra-se agora, como já noticiado, na baixa tensão. Rui Antunes, vice-presidente da Câmara Municipal da Sertã realçou que, no entanto, "restabelecer a média tensão não resolve o problema da baixa tensão" cuja resolução terá que ser praticamente caso a caso.

A Câmara Municipal da Sertã está, desde o início de fevereiro, a receber reportes de munícipes de diversas situações, entre as quais as avarias elétricas, encaminhando-as diretamente para a E-Redes. De realçar que durante este período foram recebidas perto de 400 sinalizações relativas à baixa tensão. As comunicações recebidas por parte dos munícipes, assim como as sinalizações realizadas pelos presidentes de Juntas de Freguesia, permitiram sinalizar e mapear situações críticas e urgentes na baixa tensão por todo o concelho que, com a brevidade possível, têm estado a ser solucionadas. A partir deste momento, e havendo já todo este levantamento e mapeamento, as avarias elétricas deverão passar a ser reportadas diretamente à E-Redes, através da linha de apoio (800 506 506) ou do Balcão Digital, onde é possível reportar situações de risco, comunicar anomalias, entre outras situações. De realçar que, em casos excecionais (como por exemplo uma habitação sem eletricidade numa rua que já tem luz) podem ser novamente reportados à respetiva Junta de Freguesia.

Recorde-se que a E-Redes tem um forte dispositivo a trabalhar no terreno desde o primeiro instante, mas o grau de destruição da linha elétrica é enorme e, em muitos casos, o acesso aos postes de Média Tensão está obstruído ou é de difícil acesso. Para colmatar esta situação, a E-Redes tem contado desde o início com o apoio do Município da Sertã e das juntas de freguesias. Esta colaboração foi determinante para a celeridade da reposição elétrica e, neste âmbito, Catarino Alves, Diretor das Autarquias do Centro da E-Redes, deslocou-se propositadamente à Sertã para agradecer todo o apoio e auxílio prestado, acrescentando que o concelho da Sertã é já considerado como um exemplo na região, pela sua resiliência e trabalho de equipa.

Importa sublinhar que, desde o primeiro instante, esteve no terreno uma força de trabalho excecional e incansável, atuando em várias frentes, oriunda de diversas entidades: Serviço Municipal de Proteção Civil, funcionários e voluntários do Município da Sertã e das Juntas de Freguesia do concelho, Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e da Sertã, GNR, E-Redes, IP – Infraestruturas de Portugal, Força Especial de Proteção Civil, Exército (Brigada Mecanizada RI15 de Santa Margarida e Regimento Paraquedistas de Tancos), Força de Sapadores Bombeiros Florestais do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Sapadores Florestais da CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e Sapadores Florestais da APROFLORA, empresas e população local e ainda diversos voluntários de todo o país. De referir também a constante articulação com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil (CSREPC) da Beira Baixa.

Em suma, no que concerne ao fornecimento de energia elétrica, de acordo com informações da E-Redes, 99,6% dos postos de transformação do concelho da Sertã já estão ligados à energia elétrica (linhas de média tensão), sendo que 84,2% estão ligados à rede de média tensão e 15,4% com recurso a geradores.

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies