Jardim de Infância da Sertã plantou pomar

PomarJIS1

O Jardim de Infância da Sertã, imbuído do espírito patente na iniciativa Heróis da Fruta, decidiu levar a sua participação mais longe e decidiu plantar um pomar. Deste modo, não só as crianças assimilam a importância do consumo de fruta, mas também aprendem a cuidar do pomar, desde a produção da fruta ao seu consumo.
Promovido pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, o projeto "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável" é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal. O Município da Sertã associou-se mais uma vez a este projeto, inscrevendo estabelecimentos escolares do concelho.

As escolas aderentes têm que realizar diversas atividades obrigatórias, sendo incentivada a suas proatividade no desenvolvimento de atividades facultativas, como foi o caso do pomar plantado pelo Jardim de Infância da Sertã.

Lançado o desafio pelo Jardim de Infância, José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, acedeu prontamente e o espaço entre o Jardim de Infância da Sertã e a Escola Básica da Sertã foi preparado pela autarquia para o efeito, tendo depois sido plantadas árvores de fruto, nomeadamente: pereira, diospireiro, nespereira, damasqueiro, entre outras, num total de 16 árvores plantadas.
Após ter tido conhecimento da plantação do pomar, a APCOI confirmou tratar-se de uma iniciativa inédita e que poderá muito bem ser seguida por outras escolas.
Refira-se que, ainda no âmbito deste projeto, os hinos da fruta encontram-se em fase de votação até dia 10 de março, sendo que no concelho da Sertã três estabelecimentos escolares têm hinos a votos:
- Escola Básica do Castelo - A, B
- Escola Básica São Nuno de Santa Maria - SN-A, SN-B, SN - C, SN - D, SN - E, SN - F
- Jardim de Infância da Sertã - Sala JIS - A, Sala JIS - R, Sala JIS - V
Trata-se de uma divertida competição a nível nacional, em que as crianças partilham a cantar as lições que aprenderam ao longo do projeto sobre a importância dos hábitos saudáveis e convidam os adultos para votar no "Hino da Fruta" da turma ou da escola. A votação é aberta a todo o público e decorre até às 23h59m de 10 de março no site www.heroisdafruta.com.

PomarJIS2   PomarJIS3   PomarJIS4