Escola do Concelho da Sertã ficou classificada em segundo lugar do distrito

Slide-not-heroisdafruta    Pelo terceiro ano, a Câmara Municipal da Sertã candidatou escolas do concelho ao projeto "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável". Trata-se de uma iniciativa promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, considerada a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde de âmbito nacional com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil.

Participaram nesta iniciativa 103 alunos do Concelho da Sertã: 46 alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã (26 alunos da Escola Básica do Castelo e 20 alunos da Escola Básica da Cumeada) e 57 crianças do Jardim de Infância do Centro Social São Nuno de Santa Maria.

A Escola Básica do Castelo ficou classificada em segundo lugar no ranking das escolas do distrito de Castelo Branco, com o hino intitulado «Fruta, fruta, fruta ô Lélé». Esta escola juntamente com outras três escolas do distrito foram finalistas do concurso de hinos.

HeroisFruta-FinalistasCBranco

Para José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, "este tipo de iniciativas incentivam a melhoria da qualidade de vida das crianças, neste caso no que diz respeito à saúde, ao mesmo tempo que lhes incutem hábitos que as tornarão em adultos responsáveis e conscientes da importância das suas ações". "Havendo ainda algum trabalho a fazer neste âmbito, tem sido notório o aumento do consumo de fruta pelos alunos do concelho", sublinhou o autarca.

A adesão à iniciativa "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável", pelo terceiro ano consecutivo, veio na sequência e em complemento do programa Regime de Fruta Escolar desenvolvido pela Câmara Municipal da Sertã nos estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico: duas vezes por semana é oferecida a cada aluno uma peça de fruta ou legume (tomate ou cenoura) ao lanche.

Sobre o Projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável»
«Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal: está comprovado que a aplicação do modelo pedagógico dos «Heróis da Fruta» aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta diário das crianças que nele participam. Além do incentivo ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» leva também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, higiene oral, atividade física, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes. Site oficial do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável»: www.heroisdafruta.com

Sobre a APCOI
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 255.570 crianças através das seguintes iniciativas: «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», «Corrida da Criança – Por um futuro mais saudável» e sessões gratuitas de aconselhamento personalizado com nutricionistas. Saiba mais em www.apcoi.pt