S. Nuno de Santa Maria - aniversário da Canonização pautado por diversas iniciativas

Sld-ComCanSNSM-22   O 13.º aniversário da canonização de S. Nuno de Santa Maria foi comemorado com um programa diversificado promovido conjuntamente pelo Município da Sertã e pela União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, entre os dias 26 de abril e 1 de maio. Foram várias as iniciativas realizadas: cerimónias religiosas, momentos musicais, mercado Produtos da Terra de São Nuno, Peddy-paper e visitas guiadas, entre outras, envolvendo toda a comunidade.

Foi também exibido o documentário da RTP "São Nuno de Santa Maria" da série "Santos de Portugal" e realizada a sessão de "Conversas no Auditório" intitulada "Património Imaterial de Cernache do Bonjardim: O que sabemos e o que desconhecemos?".

Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu-se às comemorações como tendo bastante imaginação e inovação, abrangendo atividades interessantes e originais" especificamente "através do envolvimento das crianças e das escolas na história de Cernache do Bonjardim e de Nuno Álvares Pereira". As comemorações tiveram também a missão de que "a população descubra a sua própria terra e Nuno Álvares Pereira, o que é determinante". "Foi um grande líder, exemplo de liderança, uma referência moral da nação, é alguém cujo exemplo nos deve orgulhar e inspirar. Neste sentido, o autarca sublinhou a importância de valorizar a figura de Nuno Álvares Pereira, referindo-se ao protocolo existente entre o Município da Sertã e a Fundação de Aljubarrota, que prevê diversas atividades, de onde se destaca a criação de um centro de interpretativo da vida de Nuno Álvares Pereira.

O programa comemorativo encerrou a 1 de maio com a eucaristia no Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim, com cortejo e romaria aos Paços do Bonjardim, para colocação de coroa de flores no local de nascimento de Nuno Álvares Pereira.