Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta já tem os vencedores de 2023

Venc Conc Leitura Voz Alta 23 sld   A terceira edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta tem já os seus vencedores definidos. O júri reuniu-se recentemente e analisou os 23 trabalhos recebidos neste concurso promovido conjuntamente pela Câmara Municipal da Sertã (através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes) e pela empresa Palser, também sediada na Sertã.
"A qualidade dos trabalhos apresentados a concurso tem vindo a aumentar desde a primeira edição e esse é um motivo de orgulho, numa iniciativa que pretende celebrar a leitura em voz alta e promover hábitos de leitura na comunidade", sublinhou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, que acredita na continuidade do concurso durante os próximos anos.

O júri atribuiu o primeiro prémio, na Categoria A (idades entre 12 e 15 anos), à Biblioteca Escolar Biscoitos com Livros, da Escola Básica Integrada dos Biscoitos, em Ponta Negra - Biscoitos (Ilha Terceira – Açores), que receberá um prémio de mil euros destinado exclusivamente à compra de livros para a biblioteca ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar.
No segundo lugar ficou a Biblioteca Escolar Adolfo Portela, da Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda), que receberá 200 euros em livros. Já na terceira posição ficou a Biblioteca Escolar da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã, que terá direito a um prémio de 50 euros em livros.
Na categoria B (idade igual ou superior a 16 anos), o júri atribuiu o primeiro lugar à Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia (Godim – Peso da Régua), que arrecadará também um prémio de mil euros destinado à compra de livros para esta biblioteca ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar.
A segunda posição desta categoria foi ocupada pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada, que terá direito a 200 euros em livros, enquanto o terceiro lugar pertenceu à Biblioteca Escolar da Escola Secundária Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, a quem serão entregues 50 euros.
Foi ainda decidido atribuir três menções honrosas na categoria A: as distinções couberam aos trabalhos apresentados pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde (Peniche), Biblioteca Escolar Elvira Marinho, do Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve (Covilhã) e Biblioteca Escolar de Escariz, da Escola Básica e Secundária de Escariz (concelho de Arouca).
O profissional de leitura em voz alta Rodolfo Castro, Ana Sofia Marçal, responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, e Mónica Fernandes, em representação da Palser, foram os elementos constituintes do júri da edição deste ano.
Segundo os números da terceira edição deste concurso nacional, os 23 trabalhos eram provenientes de inúmeras Bibliotecas Escolares distribuídas de norte a sul de Portugal continental e ilhas.
Refira-se ainda que os alunos que tenham participado nos trabalhos premiados recebem um voucher em livros no valor de 40 euros. Além disso, todos os alunos cuja leitura tenha sido premiada ou tenha recebido Menção Honrosa têm a possibilidade de frequentar gratuitamente uma formação de leitura em voz alta, ministrada por Rodolfo Castro, que decorrerá integrada na Maratona de Leitura (6 de julho, 15h30).

A entrega de prémios e certificados decorrerá no próximo dia 6 de julho, pelas 21h, no Cineteatro Tasso, durante a cerimónia solene de abertura da 11.ª edição da Maratona de Leitura.