Maratona de Leitura promete “experiência única ao longo de três dias intensos”

Sld-ML-exp-unic-2023   Está tudo pronto para mais uma edição da Maratona de Leitura, o festival literário mais bonito de Portugal. O arranque oficial acontece já no próximo dia 6 de julho, com um programa recheado de atividades e convidados, que se estende até ao dia 8 de julho, sempre no concelho da Sertã.

"A Maratona de Leitura é um festival diferente de todos os outros e promete uma experiência única ao longo de três dias muito intensos", afirmou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã. Segundo o autarca, "é impressionante o crescimento que este festival tem registado ao longo dos últimos anos e o patamar de qualidade que atualmente apresenta.

Temos já muitas pessoas inscritas nas atividades que vamos fazer e as inscrições estão a chegar de todo o país e até do estrangeiro, o que demonstra o impacto da Maratona de Leitura a nível nacional".

O caráter distintivo da Maratona de Leitura evidencia-se pelas muitas atividades agendadas para os três dias, designadamente encontros com escritores; passeios literários de barco; oficinas e workshops; exposições; sessões de leitura em estabelecimentos fabris do concelho; Festas na Aldeia (um contador de histórias e um escritor vão a uma aldeia protagonizar uma festa literária para a população local); passeios pedestres diurnos e noturnos, sempre com um convidado especial; espetáculos literários e as já icónicas 24 horas a ler, em que os participantes são desafiados a subir a um palco e a ler em voz alta um trecho de uma obra à sua escolha. "A democratização do acesso à cultura encontra na Maratona de Leitura o seu máximo expoente. Nenhum outro festival no país tem esta abrangência de proporcionar conteúdos tão variados para diferentes tipos de público", sustenta Carlos Miranda, aproveitando para sublinhar "o facto de a Maratona de Leitura acontecer em todo o concelho da Sertã – temos atividades nas três vilas do concelho, em muitas aldeias, nos principais pontos turísticos e até em locais isolados, onde a natureza ainda reina completamente".

O programa oficial arranca no dia 6 de julho com várias atividades, sendo de destacar a apresentação da exposição «Cancioneiro Tradicional: Memória e Imaginário» (10h, Biblioteca Municipal), o encontro «De onde vêm as ideias», com Maurício Leite, Joana M. Lopes, Margarida Girão, Marco Figueiredo e Miguel Calhaz (17h, Fonte da Pinta), o concerto narrativo «Romance ao Contrário» (19h, Cineteatro Tasso) e a sessão de abertura oficial da Maratona de Leitura, a partir das 21h, no Cineteatro Tasso, que inclui a entrega dos prémios aos vencedores da 3.ª edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, uma conversa com o realizador Adriano Mendes e o espetáculo «Terra Encantada», com projeção de três curtas-metragens de Silvino Santos e um grupo de músicos a criar, em tempo real, a banda sonora.

O segundo dia arranca bem cedo, pela uma da manhã, com o encontro «Noites Imaginárias», que contará com a participação dos escritores Isabel Rio Novo e Paulo M. Morais (1h, Área de Lazer da Ermida). Mais tarde, pelas 9h30, o Mercado Municipal torna-se no epicentro da Maratona de Leitura com as performances «Poesia à Lá Carte» e «Poesia InSerta».
Entre as muitas atividades para o dia 7 de julho, realce para o encontro «O Imaginário da Beira Baixa», com os escritores Fernando Paulouro Neves, José Manuel Castanheira e José Luís Santos (11h, escadaria da Igreja Matriz), a conversa com o escritor Mia Couto (18h, Igreja da Misericórdia), o passeio de barco no rio Zêzere, com a presença da escritora Ana Margarida Carvalho (18h), o encontro com os escritores Gonçalo M. Tavares e Ana Bárbara Pedrosa (20h, Jardim da Serrada) e o espetáculo «Silêncio, que se vai cantar poesia» (22h30, Casa da Cultura).

O arranque das 24 horas a ler, pelas 0h, no Cineteatro Tasso, marca o início do último dia do programa. Pelo meio acontecem outras iniciativas, como espetáculo de leitura «O Manifesto pelos Leitores de Poesia», com Pedro Lamares e Filipa Leal (0h20, Cineteatro Tasso – incluída nas 24 horas a ler) o passeio noturno «Sertã Profana – As histórias e estórias da Inquisição» (2h, início junto ao Pelourinho da Sertã), o passeio pedestre com o escritor Sandro William Junqueira (7h, PR3 – Rota do Azereiro, Cernache do Bonjardim), os vários workhops, ateliês e oficinas, o encontro com os criadores do personagem Bruno Aleixo (João Moreira e Pedro Santo), moderado por Fernando Alvim (15h, túnel do Moinho das Freiras), a sessão com as escritoras Gisela Cañamero e Marina Palácio (16h30, antiga capela do Mosteiro de São Tiago), o passeio de barco pelo rio Zêzere com a escritora Filipa Martins (18h), a sessão sobre livros e leitura com Ana Galvão à conversa com Renato Filipe Cardoso (18h30, claustro do Convento da Sertã Hotel) ou os espetáculos de encerramento das 24 horas a ler, no Castelo da Sertã, com «Stand-Up Poetry» e os Poetry Ensemble, que trazem «No País dos Sacanas».

Ao longo dos três dias, há ainda várias atividades a decorrer continuamente, como é o caso das Festas na Aldeia (21 aldeias do concelho da Sertã), a Feira do Livro (átrio da Casa da Cultura), a exposição das ilustrações do livro Caras, de João Pedro Mésseder e Inês Oliveira (Capela do Convento da Sertã Hotel), a Feira do Livro Usado (Atelier Túllio Victorino – Cernache do Bonjardim) ou a iniciativa «Poetas ao Domicílio», em que onze poetas portugueses lêem e falam da sua obra, por marcação prévia, em casas particulares ou quartos de hotel no concelho da Sertã.