Município da Sertã aposta no pioneirismo para valorizar festas populares e cria passaporte que dá prémios

Sld-RoteiroFestas   O Município da Sertã vai promover uma campanha de divulgação e valorização das festas e romarias que decorrem no concelho. Designada «Verão que Há Festa», esta iniciativa consta de um roteiro informativo e de um passaporte, que devidamente preenchido e carimbado, habilita os seus portadores a vários prémios.

"Esta campanha de contornos absolutamente pioneiros pretende potenciar um dos aspetos mais distintivos e marcantes do nosso património imaterial – as festas e romarias", sublinhou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, que acrescentou: "O roteiro e o passaporte, disponibilizados gratuitamente, são a face mais visível desta campanha, cujo foco está nas nossas tradições populares, usos e costumes".

Para Carlos Miranda, "o concelho da Sertã tem nas suas festas e romarias um património absolutamente singular. Só nos meses de verão temos quase meia centena de festividades por todo o município, nas nossas vilas e aldeias. É nossa obrigação valorizar este ativo e, simultaneamente, dar-lhe uma escala mediática e turística que normalmente não tem".
O autarca explicou que, nesta primeira edição, a campanha centra-se apenas nas festas que decorrem nos meses de verão (21 de junho a 21 de setembro), sendo certo que "nos próximos anos o objetivo é fazer um roteiro anual, com todas as nossas festas".

O Roteiro das Festas Populares do Concelho da Sertã é uma das ferramentas desta campanha, disponibilizando, ao longo de 60 páginas, muita informação sobre as festas e romarias que acontecem no concelho da Sertã, nos meses de verão. Já o passaporte, que é disponibilizado juntamente com o Roteiro, permite habilitar os seus portadores a muitos e variados prémios.

O roteiro/passaporte "Verão que Há Festa" poderá ser levantado no Posto de Turismo da Sertã e na Câmara Municipal da Sertã. A operacionalização do passaporte é muito simples: "Só tem de ir às nossas festas populares, divertir-se e realizar um consumo mínimo de 5 € (cinco euros). Depois, basta solicitar à Comissão de Festas que carimbe o seu passaporte na área reservada à festa em questão.

Quando tiver reunido os carimbos de todas as festas deve entregar o passaporte até dia 21 de setembro no Posto de Turismo da Sertã, habilitando-se a vários prémios, que serão distribuídos por três categorias. A categoria 1 destina-se a quem preencher totalmente o passaporte; a categoria 2 aos que obtiverem carimbos de 24 festas e a categoria 3 para quem conseguir reunir 18 carimbos", explicou Carlos Miranda. Os resultados do sorteio serão depois divulgados publicamente nas plataformas do Município da Sertã.