CCD Sertã soma inscrições e pódios na natação

natacao   A equipa de natação do CCD Sertã continua a somar recordes, desta vez com o número de inscrições para a participação de 43 nadadores, no fim de semana passado, no torneio de preparação organizado pela Associação de Natação do Interior Centro (ANIC) em Portalegre. Já no fim de semana anterior, a equipa sertaginense somou pódios nos Campeonatos Regionais Absolutos, organizados também pela ANIC, na Piscina Municipal de Castelo Branco, que acolheu em simultâneo um torneio de preparação para infantis.

Nos Campeonatos Absolutos Regionais, os nadadores da Sertã conduziram a equipa ao primeiro lugar do ranking de medalhas desta competição, com destaque para o Fábio Pinto e para a Salomé Dias que foram os nadadores com mais medalhas de primeiro lugar nestes Campeonatos. Fábio Pinto venceu as seis provas em que participou: 100 livres, 50 e 100 costas, 50 e 100 mariposa e 100 estilos. Nos 100 livres e 50 costas o Fábio registou ainda dois novos recordes de clube com 54,91 e 28,63 respetivamente. Salomé Dias venceu cinco das seis provas em que competiu: 50, 100 e 200 costas, 100 bruços e 100 estilos. Subiram ainda ao primeiro lugar do pódio, Francisco Ribeiro nos 200 mariposa e Lucas Peres nos 200 estilos. Carolina Silva conquistou dois segundos lugares nos 400 e 1500 livres. O CCD Sertã dominou ainda as estafetas, tendo vencido as duas estafetas femininas e as duas masculinas em que participou. Nas femininas venceu os 4x50 livres e 4x100 livres com Salomé Dias, Carolina Silva, Mafalda Lourenço e Lara Ribeiro. Nas estafetas masculinas venceu os 4x50 estilos e os 4x100 livres, nesta última com o tempo de 3:52,06, marca que é também novo recorde de clube, conquistado por Francisco Ribeiro, Fábio Pinto, Simão Antunes e Lucas Peres. Representaram ainda a Sertã, com prestações muito positivas nestes campeonatos os seguintes nadadores: Bernardo Pires, Joana Matias, Clara Marçal, Tomás Lourenço, Matilde Cardoso, João Barreto, Sofia Baptista e os masters Hugo Afonso e Laurelin Molen.
Simultaneamente, no torneio de preparação de infantis estiveram presentes 18 nadadores da Sertã, com uma evolução muito positiva, um elevado número de novos recordes pessoais e várias prestações entre os melhores infantis. Neste escalão a Sertã foi representada por: Afonso Alves, Margarida Lourenço, Leonor Silva, Rui Douvens, Inês Farinha, Afonso Filipe, Tomás Gaspar, Matilde Lourenço, Leonor Martins, Joana Mateus, Duarte Matos, Daniela Ribeiro, Benedita Ribeiro, Madalena Rolo, Manuel Santos, Margarida Santos, Matilde Simões e Leonor Tavares. No total, o CCD Sertã levou 35 nadadores aos Campeonatos Regionais Absolutos, o que representou também um recorde muito significativo na quantidade de praticantes, tendo sido a equipa com mais inscritos nesta competição. A equipa da Sertã registou um total de 126 recordes pessoais, ou seja uma percentagem de recordes pessoais superior a 70%. Estiveram presentes nesta competição 158 nadadores em representação de 11 clubes: o CCD Sertã, a ANAR de Castelo Branco, a ABPG de Gouveia, o CN Guarda, o CN Portalegre, o Elvense, o CN Fundão, o Eléctrico da Ponte de Sor, o Penta da Covilhã e ainda o CN Torres Novas e CLAC do Entroncamento em extra competição.

O torneio de preparação realizado na piscina municipal de Portalegre, com provas de 200 metros para absolutos e provas de 50 metros para cadetes, contou com a presença recorde de 43 nadadores do CCD Sertã, muitos dos quais dos escalões mais novos, que tiveram aqui a sua estreia em competições oficiais. Estas competições apesar de não terem prémios de classificação são bastante importantes para a experiência competitiva dos nadadores e para a obtenção de mínimos para os campeonatos regionais e para as competições nacionais. Participaram nesta competição, três juniores: Joana Matias, Matilde Cardoso e João Barreto; quatro juvenis: Ana Sofia Baptista, Clara Marçal, Tomás Lourenço e Bernardo Pires; 17 infantis: Matilde Lourenço, Inês Farinha, Daniela Ribeiro, Madalena Rolo, Leonor Martins, Margarida Antunes, Benedita Ribeiro, Margarida Santos, Leonor Tavares, Leonor Dias, Matilde Simões, Joana Mateus, Afonso Filipe, Tomás Gaspar, Rafael Ferreira, Duarte Matos, Afonso Alves e Rui Douvens e 19 Cadetes: Leonor Silva, Helena Marçal, Ariana Lopes, Camila Ferreira, Selma Estevão, Sérgio Alves, Rodrigo Alves, Martins Nunes, Misael Antunes, Pedro Marcelino, Gabriel Antunes, Simão Freire, Tiago Cardoso, Ismael Estevão, Denzel Silvestre, Marco Nunes, Tomás Marçal, Gonçalo Silva e Simão Silva. O projeto de natação do CCD Sertã vem assim mantendo uma tendência crescente, consolidando os passos que foram dados no passado e lançando as bases para um percurso de sucesso ainda maior no futuro.