Câmara da Sertã compra imóveis para habitação

Serta Hab Sld

A Câmara Municipal da Sertã tem vindo a fazer a aquisição de alguns imóveis no âmbito da sua estratégia de habitação. Até à data, foram adquiridos quatro imóveis, localizados na freguesia da Sertã e União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. Dois dos imóveis foram adquiridos ao abrigo do programa Habitação a Custos Acessíveis, que se destina a colocar no mercado habitação com renda controlada, e a aquisição dos restantes dois imóveis decorreu no âmbito do Programa 1.º Direito, que se destina a pessoas que vivam em condições indignas.

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã referiu que "este é um momento histórico para o concelho, já que nunca tínhamos tido uma política de habitação, quer para garantir habitação com rendas acessíveis para famílias jovens, quer para garantir habitação social".

Para além de “garantir habitação condigna para todos e de promover a reabilitação do parque habitacional”, o autarca refere que “através destas soluções habitacionais, pretendemos também promover a reabilitação urbana dos núcleos históricos”. Carlos Miranda anunciou que“o processo de aquisição vai continuar nas próximas semanas”.

Após a aquisição, segue-se a fase da preparação documental para submissão de candidatura ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e ao IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana), com o objetivo de obter financiamento para a reabilitação dos imóveis adquiridos.