CCD Sertã encerrou época no Campeonato Nacional de Juvenis
- Detalhes
- Publicado em 25-07-2017
Os nadadores Francisco Pereira e a Laura Catarino levaram o CCD da Sertã pela primeira vez ao Campeonato Nacional de Juvenis - Campeonatos Absolutos de Portugal - OPEN, que se realizou no Complexo de Piscinas do Jamor entre os dias 20 e 23 de Julho.
O Francisco nadou os 50 bruços em 31,57, marca que foi o quarto melhor tempo entre os juniores A, novo recorde pessoal e de clube. Esta marca representa ainda 586 pontos FINA, novo máximo de performance do clube. O "Capitão de Equipa" fecha assim com chave de ouro este ciclo de vários anos a nadar pelas cores da Sertã, uma vez que na próxima época seguirá para a universidade e o mais provável é encontrar um novo clube para representar. |
A Laura, por sua vez, participou em três provas. Nos 200 costas com o tempo de 2:37,89 que representou o 11.º lugar entre as Juvenis B, novo recorde pessoal e de clube. Nos 100 costas, uma partida um pouco atribulada impediu-a de ficar entre as dez melhores, mas ainda assim realizou 1:14,12, 12.º tempo entre as juvenis B. Nos 100 livres realizou o tempo de 1:05,85. A Laura concluiu, desta forma, uma época excelente, em que se tornou a primeira nadadora da Sertã a participar num nacional de juvenis, com várias provas entre as 20 melhores marcas da época.
Estes campeonatos encerraram a época em termos de calendário nacional de natação pura, tendo contado com a presença de 760 nadadores, 70 dos quais estrangeiros, nomeadamente da Suíça, da Espanha, da Dinamarca e da Croácia.
Anteriormente, Ricardo Pereira, da equipa de natação do CCD Sertã, venceu os 100m bruços, no Campeonato Nacional de Infantis, que teve lugar em Loulé, nos dias 15 e 16 de julho. Além deste nadador, representaram a Sertã o Francisco Matias, a Beatriz Martins, a Daniela Neves e a Inês Caetano.
O Ricardo Pereira venceu os 100 bruços com o tempo de 1:11,21 e conquistou o segundo melhor tempo aos 200 bruços, apenas atrás do João Carneiro do Benfica que nesta prova fez um novo recorde nacional. Já nos 200 estilos, o Ricardo classificou-se em 14.º lugar.
O Francisco Matias fez o 14.º melhor tempo nos 100 bruços e o 31.º nos 200 bruços. A Beatriz Martins fez o 19.º tempo nos 100 costas. A Daniela Neves ficou em 23.° lugar nos 100 mariposa, 26.° nos 100 livres e 41.° nos 200 livres. A Inês Caetano posicionou-se em 44.º nos 100 costas.
Ainda naquele fim de semana a Federação Portuguesa de Natação entregou os diplomas do Torneio Nadador Completo, no qual o Ricardo se classificou em nono lugar do ranking nacional infantil A. Quanto à ANIC esteve muito bem representada nestes campeonatos: para além do CCD, estiveram representados a ANAR de Castelo Branco, o Clube de Natação do Fundão, o Clube Elvense de Natação e o Eléctrico da Ponte de Sor, num total de 19 nadadores. Um destaque especial para a infantil A Alexandra Marques de Castelo Branco que se classificou em décimo lugar no Ranking Final dos Campeonatos. Estiveram presentes em Loulé 639 nadadores em representação de 121 clubes.