Maratona de Leitura

Cultura
Maratona de Leitura
Última data: domingo, 2 de julho de 2017 10:00
Local: Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes  |  Cidade: Sertã
Todas as datas
  • De sábado, 1 de julho de 2017 10:00 a domingo, 2 de julho de 2017 10:00

Valter Hugo Mãe, Miguel Real, Jaime Nogueira Pinto, Aires do Nascimento e José Eduardo Franco são alguns dos escritores convidados deste evento, agendado para o dia 1 de Julho de 2017.

 

A sexta edição da Maratona da Leitura – 24 Horas a Ler será dedicada a Nuno Álvares Pereira, o herói militar que teve um papel fundamental na história de Portugal e que foi canonizado depois de morto como São Nuno de Santa Maria.


A Maratona da Leitura – 24 Horas a Ler é "um dos certames culturais mais relevantes da zona Centro do país e que tem contribuído para afirmar o concelho da Sertã como polo dinamizador de manifestações deste tipo, mostrando ao país que no Interior a cultura também acontece", sublinhou Cláudia André, vereadora da Câmara Municipal da Sertã, entidade responsável por esta iniciativa.


O arranque da Maratona da Leitura – 24 Horas a Ler está agendado para as 10 horas do dia 1 de Julho e prolonga-se até à mesma hora do dia seguinte. O objetivo é desafiar todos os leitores a ler em voz alta, durante alguns minutos, obras dos seus escritores preferidos e também alusivas a Nuno Álvares Pereira, figura em destaque na edição deste ano.


Neste evento marcarão presença diversos escritores de reconhecidos méritos, designadamente os escritores Valter Hugo Mãe, Miguel Real, Jaime Nogueira Pinto, Sandra Carvalho, Aires A. do Nascimento, Ricardo Belo de Morais, Paulo Moreiras, Miguel-Manso, João Ricardo Pedro, Joana Lopes, José Eduardo Franco, Fernando Pinto do Amaral, Vergílio Alberto Vieira, o ator Pedro Lamares e o rapper J-K.


Está igualmente confirmada a presença de vários contadores de histórias: Jorge Serafim, Clara Haddad, Elsa Serra, Ana Sofia Paiva, Bru Junça, Luís Correia Carmelo, Filipe Lopes, Nuno Lopes, Sílvia Alves e Maurício Leite.


À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a Maratona da Leitura – 24 Horas a Ler contará com um vasto programa de atividades paralelas, algumas das quais decorrerão em sítios inesperados, como capelas, igrejas, castelos, seminários, barcos e até mesmo junto a uma ponte milenar.


No programa de atividades paralelas, contam-se as várias tertúlias literárias com os convidados presentes, um espetáculo leitura com produção arrojada, a estreia de uma peça de teatro e a exibição de diversos filmes alusivos a Nuno Álvares Pereira. Destaque ainda para o evento Festas na Aldeia, em que mais de 20 aldeias do município da Sertã serão visitadas por Bibliotecas Itinerantes provenientes de vários pontos do país. Cada uma será acompanhada por um Contador de Histórias profissional que, à chegada a cada local, realizará uma sessão de contos para a comunidade, num ambiente festivo preparado para o efeito.
O lançamento de um livro, que reunirá textos dos vários escritores presentes, está igualmente previsto para a Maratona da Leitura, decorrendo no mesmo dia a inauguração de uma exposição de banda desenhada sobre Nuno Álvares Pereira. Decorrerá ainda uma feira do livro e existirão diversos quiosques de leitura espalhados por todo o concelho. Os presentes poderão ainda dar largas à imaginação e enviar as suas cartas através do Correio de Nuno Álvares Pereira.
O presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, está "muito confiante" no sucesso desta maratona e lança "o desafio a todos os leitores do país a estarem presentes num certame que prima pela originalidade e assume uma clara missão de serviço público".


Sobre a escolha de Nuno Álvares Pereira para figura em destaque na Maratona, José Farinha Nunes diz que a Sertã "tem o dever de invocar as suas grandes personalidades, divulgando-as de todas as formas para o resto do país. Nuno Álvares Pereira é uma figura ímpar da nossa história, tanto por via militar como do lado da religião. O concelho tem um carinho muito especial por este homem e a Câmara não pode ser insensível a isso".

 

 

 

Programa Maratona de Leitura 2017 (248 Kb)


Latitude: 39.803749
Longitude: -8.099307

 

Endereço
Av. Gonçalo Rodrigues Caldeira, 6100 Sertã, Portugal

 

Mapa


 

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies